
Para entender o que é uma história, é importante que você entenda, primeiro, o que uma história não é.
História não é o mesmo que ideia.
Uma ideia representa apenas um ponto de partida para se começar a escrever, um pontapé inicial que você intui ter o potencial de render um texto interessante.
História não é o mesmo que situação.
Situação é um conjunto de circunstâncias em que uma pessoa se encontra em um determinado momento de sua vida. Uma situação representa o contexto físico, pessoal e social de um personagem.
História não é o mesmo que enredo.
Enredo é a sequência de acontecimentos concretos de uma narrativa de ficção. Um enredo representa uma linha de ação, ou seja, uma sequência cronológica de eventos interligados.
Eis o que considero a melhor definição para história:??
História é como o protagonista se sente em relação ao que acontece no enredo.
Uma história representa a forma particular como um personagem interpreta e reage uma mudança acontece em sua vida.
Tecnicamente, você tem uma ideia de história somente quando define quem é o protagonista e tem um senso do impacto emocional que essa mudança tem na vida desse personagem.
Aqui é importante ressaltar a diferença entre narrativas de ficção e histórias de ficção. Uma narrativa de ficção é, basicamente, qualquer texto criado com base na imaginação do escritor.
Já uma história de ficção traz implícita a ideia de um evento incomum e extraordinário, não necessariamente no sentido grandioso e radical dessas palavras, mas significando um acontecimento inesperado, no contexto da vida de um determinado personagem.
Você costuma começar o processo de criação pensando em situações, tramas ou personagens?
1 Comment
-
Taí que eu não sabia dessa diferença entre narrativa e história, a segunda é realmente bem mais impactante para o leitor, ao menos é o que me parece…