Escreva para expressar, não para impressionar.

Empacado no meio da história?

“Socorro me Ajuda” é uma série de artigos que responde às dúvidas dos leitores do Ficção em Tópicos. Quer enviar uma pergunta? Clique aqui.

A Katia me disse que sempre empaca no meio da história e perguntou como pode superar esse bloqueio.

O meio do texto só pode fluir quando o começo estabeleceu uma boa base para a história. Além disso, primeiro é importante avaliar se a ideia dá pano para manga.

Muitas vezes, uma ideia rende um ótimo conto, mas não tem fôlego para um romance, por exemplo. Mas digamos que não é esse o caso.

O principal ingrediente que faz o leitor seguir interessado em acompanhar uma história é progressão dramática.

Progressão dramática e a sensação de que a história não está parada, de que a narrativa está se movimentando uma certa direção e, nesse processo, está constantemente levantando perguntas oferecendo respostas sobre os personagens e o universo de ficção.

Para criar um senso de progressão dramática, é importante que o conflito se intensifique ao longo do enredo através de obstáculos diferentes até atingir um clímax.

Isso se aplica principalmente histórias onde foco está no desenvolvimento de um enredo. Se você está escrevendo um romance psicológico, progressão dramática seria substituída por um mergulho cada vez mais fundo na mente protagonista.

A escrita passou a ser fonte de ansiedade e angústia para você? Reencontre o prazer de escrever.  CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos