Escreva para expressar, não para impressionar.

Uma história é uma rede de sincronicidades

Por Diego Schutt em 28/03/2020 Tópicos: Começar a Escrever, Dicas, Escrever Ficção
0
2

O psicólogo Carl Jung define sincronicidade como acontecimentos que se relacionam por significado, em vez de por relação entre causa e efeito.

Quando uma amiga responde a uma mensagem que você acabou de enviar, essa resposta representa o efeito da sua ação de entrar em contato com ela, o que estabelece uma relação causal entre os eventos.

Se uma amiga envia uma mensagem para você e, coincidentemente, você estava pensando nela naquele exato momento, isso é sincronicidade, ou seja, é uma coincidência significativa.

Sincronicidade é um conceito importante para quem escreve ficção porque é fácil cair na armadilha de olhar para suas histórias limitada(o) por uma visão lógica e racional, onde tudo precisa se encaixar.

Enredo é uma rede de acontecimentos interligados por causalidade (a ideia de que tudo o que acontece tem um efeito), mas isso representa apenas a espinha dorsal da narrativa.

Gosto de pensar em uma história como uma rede de sincronicidades, ou seja, uma cadeia de coincidências significativas.

Para além dos grandes eventos que dão um senso de direção para o enredo, contemple que pequenos momentos podem enriquecer a narrativa.

Pense em situações cotidianas que, filtradas pelo que o protagonista está vivendo, evocam memórias, sonhos, frustrações, ambições, medos e associações significativas no contexto da história.

Uma história só com acontecimentos grandiosos e dramáticos é como um esqueleto sem músculo, sem órgãos, sem pele, sem coração.

A escrita passou a ser fonte de ansiedade e angústia para você? Reencontre o prazer de escrever.  CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos