Narrativa é o conjunto de informações que você decide incluir sobre a história em cada passagem do texto e a forma como as organiza para criar uma determinada experiência de leitura.
Ferramentas Narrativas são técnicas para revelar informações sobre a história estrategicamente.
Contextualização
Contextualizar é compartilhar informações consideradas essenciais para o entendimento e apreciação da história. É uma ferramenta usada para criar um pano de fundo que direcione a percepção do leitor para interpretar o que vai acontecer na sequência, a partir da apresentação de um determinado conjunto de fatos e circunstâncias relacionadas aos personagens, à sociedade ou ao ambiente físico onde a história se passa.
Sumário Narrativo
Um sumário narrativo é um trecho do texto que apresenta acontecimentos importantes para o desenvolvimento da história de maneira compacta. É uma forma de avançar no tempo da narrativa rapidamente, passando para o leitor somente as informações mais importantes para contextualizar a cena seguinte ou caracterizar os personagens.
Descrição
Descrição é a apresentação de informações detalhadas sobre algum elemento da história, como um personagem, um cenário, uma ação ou reação. É uma ferramenta narrativa usada quando o escritor quer dar textura ao texto e chamar atenção do leitor para certos aspectos da história que ele acredita merecerem destaque.
Omissão
Omissão é a apresentação de informações incompletas sobre algum acontecimento ou aspecto da história. É uma ferramenta narrativa usada quando o escritor quer despertar curiosidade ou criar mistério, provocando no leitor o desejo de continuar lendo para ganhar um entendimento mais completo sobre o universo de ficção, os personagens e a história.
Monólogo Interno
Monólogo interno é um diálogo que um personagem tem consigo mesmo, usado quando o escritor quer expor os pensamentos e emoções que estão ocupando a cabeça de tal personagem naquele exato momento. Assim como diálogos, monólogos internos aproximam o leitor dos personagens.
Fluxo de Consciência
Fluxo de consciência é uma cadeia de pensamentos, imagens, sons, palavras, emoções e sensações que o escritor compartilha na tentativa de reproduzir o caos, a aleatoriedade, a complexidade e a rapidez com que a mente associa ideias, dando a oportunidade para o leitor experimentar, em primeira mão, a consciência de um personagem.
Flashback
Flashbacks são cenas que mostram um acontecimento passado na vida de um personagem ou no universo da história. São usados quando o escritor acredita ser importante que o leitor testemunhe em primeira mão algo que aconteceu antes da história começar, ao invés de lhe passar as informações usando sumário narrativo.
Flashforward
Flashforward são cenas que mostram um acontecimento futuro na vida de um personagem ou no universo da história. São usados quando o escritor deseja instigar a curiosidade do leitor, usando a excitação despertada por um evento futuro para provocar interesse na sucessão de acontecimentos do enredo que vão culminar em tal evento.