Escreva para expressar, não para impressionar.

Um lembrete para quem vem estudando escrita criativa há anos

Por Diego Schutt em 09/01/2020 Tópicos: Começar a Escrever, Dicas, Inspiração
0
1

Uma tradução livre de uma história curta compartilhada pelo Steven Pressfield neste artigo, que é uma lição para a vida e para começar a escrever melhor.

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival que se realizava de quatro em quatro anos na cidade de Olímpia, na Grécia, em honra de Zeus. […] Naquela época, os espectadores sentavam agrupados por cidade. Os Atenienses se sentavam todos em uma seção, os Coríntios em outra seção, os Argivos também e assim por diante.

O estádio estava lotado neste dia em particular. Quando um senhor idoso entrou em busca de um assento, ninguém se levantou para dar lugar para ele.

O velho atravessou dolorosamente a seção Tebana. Ninguém se levantou. O cavalheiro entrou em seguida na seção Aquéia. Mais uma vez, ninguém desocupou seu assento. A essa altura, o estádio inteiro havia notado a saga do idoso.

As pessoas começaram a zombar dele. O homem percorreu as seções de mais duas cidades. Ninguém se levantou também. O riso e a zombaria agora dominavam todo o estádio.

O velho deu um passo em direção à seção Espartana. Assim que seu pé cruzou a margem que delimitava a seção, todos os Espartanos se levantaram, oferecendo seu assento ao cavalheiro.

Diante disso, o estádio explodiu em aplausos. A ovação durou alguns minutos. Quando os aplausos finalmente cessaram, um espectador virou-se para o vizinho e comentou: “Está vendo? Todos os gregos sabem o que é certo, mas apenas os Espartanos praticam.

Tudo isso para lembrar você que não basta aprender teorias e técnicas. Para viver e escrever melhor, é preciso ser como os Espartanos.

Você pratica o que aprende?

A escrita passou a ser fonte de ansiedade e angústia para você? Reencontre o prazer de escrever.  CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos