Escreva para expressar, não para impressionar.

Acredite no efeito cumulativo das frases

Por Diego Schutt em 02/05/2019 Tópicos: Começar a Escrever, Dicas, Escrever Ficção
0
37

Emergência é um fenômeno que acontece quando unidades menores formam uma unidade maior com propriedades que representam mais do que a mera soma das propriedades de cada unidade individual. Emergência é complexidade que surge de simplicidade, é algo incomum criado pelas interações entre várias unidades individuais comuns que vão se acumulando e, a cada adição de uma nova unidade, aumentam seu impacto.

Emergência acontece quando todas as unidades individuais de um todo seguem o mesmo conjunto de regras. Por estarem próximas, tais unidades começam a interagir, criando um efeito que, individualmente, nenhuma delas poderia alcançar. Emergência é o que transforma, por exemplo, milhares de gotas d’água em um alagamento.

Histórias também são resultado de emergência. Elas só existem porque uma série de frases interagem entre si com base no mesmo conjunto de regras ditadas pela experiência de leitura que o escritor deseja criar. Sozinha, uma única frase raramente tem grande impacto. Um conjunto de frases, entretanto, tem o poder de fazer uma história emergir na mente do leitor e envolvê-lo no texto.

_____

Coloque as dicas do site em prática com o criador do Ficção em Tópicos.

O curso/oficina online Jardineiro de Ideias vai equipar você com ferramentas práticas para desenvolver suas ideias e inspirações de uma forma mais espontânea e confiante. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

_____

Não é a beleza, profundidade ou criatividade de cada frase individual que envolve o leitor, mas o impacto cumulativo da emergência das imagens, pensamentos e emoções que as frases evocam em conjunto quando apresentadas em uma determinada sequência.

Esta é uma das 25 dicas do livro 2 da série Escreva Mais e Melhor. Descubra mais sobre o ebook clicando aqui.

Aprenda a escrever para expressar, não para impressionar.

O Jardineiro de Ideias é um curso/oficina ONLINE que ensina a escrever ficção de um jeito mais intuitivo, espontâneo e criativo. CLIQUE AQUI para saber mais.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos