Escreva para expressar, não para impressionar.

Qual a diferença entre novela e romance?

By Diego Schutt on 02/10/2018 in Dicas, Escrever Ficção
0
49

“Socorro me Ajuda” é uma série de artigos que responde às dúvidas dos leitores do Ficção em Tópicos. Quer enviar uma pergunta? Clique aqui.

O Ricardo me mandou uma mensagem perguntando quais são as características de uma novela.

Não existe um consenso sobre a distinção entre novela e romance porque os dois gêneros têm várias características em comum.

De uma forma geral, podemos dizer que uma novela é uma narrativa de ficção em prosa que é mais longa que um conto, mas mais curta que um romance. Em média, uma novela tem entre dezessete mil e quarenta mil palavras.

Em termos estruturais, uma novela é mais complexa do que um conto, mas não tão complexa quanto um romance. Isso significa que esse tipo de texto normalmente se concentra no desenvolvimento de um único conflito, tem um enredo simples, e o foco da narrativa está nas experiências e emoções dos personagens.

Em contraste, romances (narrativas de ficção em prosa mais longas) costumam ter uma rede de personagens maior, desenvolvem uma série de subenredos e, além de compartilhar as experiências e emoções dos personagens, exploram temáticas sociais em mais profundidade.

Conheça o 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

0 Comments

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos