Escreva para expressar, não para impressionar.

Qual a diferença entre novela e romance?

Por Diego Schutt em 02/10/2018 Tópicos: Dicas, Escrever Ficção
0
28

“Socorro me Ajuda” é uma série de artigos que responde às dúvidas dos leitores do Ficção em Tópicos. Quer enviar uma pergunta? Clique aqui.

O Ricardo me mandou uma mensagem perguntando quais são as características de uma novela.

Não existe um consenso sobre a distinção entre novela e romance porque os dois gêneros têm várias características em comum.

De uma forma geral, podemos dizer que uma novela é uma narrativa de ficção em prosa que é mais longa que um conto, mas mais curta que um romance. Em média, uma novela tem entre dezessete mil e quarenta mil palavras.

Em termos estruturais, uma novela é mais complexa do que um conto, mas não tão complexa quanto um romance. Isso significa que esse tipo de texto normalmente se concentra no desenvolvimento de um único conflito, tem um enredo simples, e o foco da narrativa está nas experiências e emoções dos personagens.

Em contraste, romances (narrativas de ficção em prosa mais longas) costumam ter uma rede de personagens maior, desenvolvem uma série de subenredos e, além de compartilhar as experiências e emoções dos personagens, exploram temáticas sociais em mais profundidade.

QUER ESCREVER COM MAIS CONFIANÇA?

Aprenda a explorar diferentes formas de desenvolver uma ideia, identificar padrões improdutivos nos seus hábitos de escrita e contornar obstáculos que fazem você abandonar textos pela metade. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos