Escreva para expressar, não para impressionar.

Como extrair comentários úteis dos seus leitores-beta

Por Diego Schutt em 16/07/2018 Tópicos: Dicas, Escrever Ficção
4
102
Crédito foto: X. K. no Unsplash.

A jornada de criação de uma história pode durar semanas, meses ou até mesmo anos. Do momento em que você tem uma ideia até a revisão da versão final de um texto, você vai trabalhar em muitos elementos diferentes da narrativa, tais como no desenvolvimento dos personagens, na estrutura do enredo, nos diálogos, e no ritmo do texto. Mas o verdadeiro teste de uma história é quando ela encontra seus primeiros leitores.

Todos nós queremos saber como as pessoas vão reagir as nossas ideias. Elas vão gostar dos personagens tanto quanto nós? Elas vão rir nos momentos que achamos engraçados? Eles vão se importar com o protagonista? Será que o mistério na cena de abertura vai despertar curiosidade? Seus leitores-beta podem ajudar você a encontrar respostas para essas perguntas.

Um leitor-beta é uma pessoa que pode lhe dar uma indicação sobre como leitores do gênero em que você escreve vão reagir a sua história.

Receber comentários dos leitores-beta pode ajudar você a avaliar se o seu texto está expressando suas ideas da forma que você deseja.

Você pode pedir comentários sobre algo que escreveu ao longo de todo o processo de criação. Abaixo, ofereço um pequeno guia com perguntas objetivas para você fazer aos seus leitores-beta em cada um dos três principais estágios de desenvolvimento de uma ideia.

Primeiro Rascunho

Quando você se sentir inspirado, simplesmente comece a escrever. Coloque na página tudo o que lhe vier à mente. Não se preocupe com estilo, estrutura ou gramática. Apenas siga sua intuição e registre suas primeiras impressões e associações.

Se você quiser comentários sobre seu texto neste estágio do processo, use seus leitores-beta para ganhar uma visão geral da história. Concentre-se em investigar sua inspiração e em encontrar a história que você quer contar.

Provavelmente, sua ideia ainda está crua e incompleta. Talvez ela se transforme em uma história diferente da que você imaginou, e não há nenhum problema nisso.

Como ainda há muita incerteza sobre detalhes da história, evite pedir feedback sobre passagens específicas ou seu estilo de escrita. Concentre-se em entender as reações das pessoas à narrativa como um todo.

Algumas perguntas para seus leitores-beta:

  • Como você descreveria a história?
  • Como você resumiria o enredo?
  • Que temas você acha que a história explora?
  • Qual foi sua impressão sobre os personagens principais?
  • Que perguntas você se fez sobre os personagens, o cenário e o enredo enquanto lia?
  • Você acha que está faltando alguma informação importante na história?

Compare as respostas dos seus leitores-beta as suas intenções. Elas são parecidas? Caso não, como você pode mudar a história para influenciar as reações e interpretações das pessoas sobre o texto?

Lembre-se que sua história precisa fazer sentido sozinha. Resista a tentação de explicar suas intenções para seus leitores-beta. Além disso, não importa se eles gostam ou não do seu primeiro rascunho. Este é apenas o primeiro estágio de desenvolvimento da sua história.

Manuscrito Elaborado

Você recebeu feedback sobre seu primeiro rascunho ou escreveu alguns rascunhos por conta própria. Você desenvolveu ainda mais sua ideia e tem uma compreensão melhor de qual é a história que você quer contar. Seu objetivo agora é considerar a melhor maneira de estruturar a narrativa. Também é importante considerar o ponto de vista, o ritmo e o tom do texto, assim como o impacto que essas escolhas podem ter na experiência de leitura.

Se você quiser comentários sobre seu texto neste estágio, use seus leitores-beta para identificar que elementos da história você precisa desenvolver melhor. Seu objetivo é refinar a estrutura da narrativa e dar substância ao texto.

Peça feedback sobre os blocos estruturais (cenas, capítulos, partes, atos) e elementos relacionados ao conteúdo (personagens, conflito, enredo, cenários, diálogos). Concentre-se em entender como cada momento da história aprofunda o envolvimento do leitor e explora um aspecto diferente do tema central.

Algumas perguntas para seus leitores-beta:

  • O começo da história despertou seu interesse?
  • Há algum momento em que o ritmo parece muito rápido ou muito lento?
  • Você sentiu que alguma informação era desnecessária, ou que informações necessárias estavam faltando?
  • Você gostou ou não gostou de alguma parte da história em particular? Por quê?
  • Como você se sente sobre a maneira como o protagonista reagiu a esse evento?
  • Qual foi sua reação ao final do texto?
  • Sobre o que a história fez você pensar?

Filtre os comentários de pessoas que sugerem mudanças específicas que elas fariam se fosse a história delas. Opiniões sobre o que você deve mudar no texto são menos importantes do que as reações dos leitores ao que você escreveu.

Não importa o quão detalhados, profissionais ou inteligentes sejam os comentários. Você tem total controle sobre sua história. Apenas faça alterações que fazem sentido para você.

Versão Final

Até agora, você reescreveu, editou e revisou sua história muitas vezes. A versão final representa o melhor texto que você conseguiu escrever do texto. Neste estágio do processo, você não consegue pensar em nenhuma alteração que possa melhorar a história. Você já trabalhou bastante no texto e se distanciar do que você escreveu se tornou difícil.

Quando você procura por comentários sobre seu texto neste estágio do processo, você não está questionando a estrutura da história. O que você quer é dar mais textura para suas descrições, mais clareza para suas metáforas, e mais profundidade para os temas que você está explorando no texto. Peça feedback sobre o seu estilo de escrita, parágrafos específicos e a experiência de leitura.

Algumas perguntas para seus leitores-beta:

  • Você gosta do jeito que descrevi esse personagem no primeiro capítulo?
  • O que vem a sua mente quando você lê esta passagem?
  • Você notou alguma inconsistência no enredo?
  • O que você acha do título da história?
  • Quais imagens, ideias ou trechos de diálogos ficaram na sua mente?
  • Você leria a história novamente?

A essa altura, é normal que você questione seu julgamento sobre a história. Você leu o texto tantas vezes que ele perdeu o efeito em você. É por isso que seus leitores-beta são cruciais neste estágio.

Lembre-se que sua história nunca será perfeita. Defina um prazo para terminar, escreva a melhor versão que conseguir, e considere o texto finalizado.

 

Receber comentários característicos de um estágio mais avançado de desenvolvimento da sua história daquele em que você se encontra pode ser desanimador e inútil. Sempre considere se o que você está compartilhando com seus leitores-beta é um primeiro rascunho, um manuscrito elaborado, ou a versão final de um texto. Dessa forma, você pode orientá-los a fazer comentários úteis para ajudar você a melhorar sua história ainda mais.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

4 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. VILTO REIS 18/07/2018

    Nossa, muito pontuais as perguntas.
    Sempre acho a parte mais difícil do feedback arrancar o que o leitor quer dizer. Não o que ele está dizendo. Enxergar essas entrelinhas.

  2. Marlene Bastos 19/07/2018

    Perfeito, Diego! Seu artigo veio no melhor momento para mim. Receber comentários específicos para cada estágio é crucial. Já imprimi o questionário. Parabéns!!!

  3. Rodrigo Cardoso Ribeiro 07/09/2018

    Adorei o artigo! Foi útil na sua proposta, e também quanto às etapas de escrita. Isso de escrever o primeiro rascunho com desapego era o que eu estava precisando ouvir.
    Uma coisa que me pergunto é sobre preservar a primeira leitura de cada leitor beta. A segunda vez que ele ler uma certa história não terá o mesmo impacto, então reflito sobre o momento adequado para enviar.
    Suas listas de perguntas serão muito úteis, fazem muito sentido.
    Obrigado!

  4. Author
    Diego Schutt 10/09/2018

    Oi Rodrigo

    Que ótimo saber que você gostou do artigo. Bacana esse ponto que você mencionou sobre preservar o primeiro contado de cada leitor beta com a história. Por isso mesmo, acredito que é importante considerar o estágio de desenvolvimento do texto e o melhor momento de compartilhá-lo com outras pessoas.

    Obrigado pelo comentário!

    abs
    Diego

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos