Escreva para expressar, não para impressionar.

Sobre o poder inquestionável das palavras

By Diego Schutt on 01/05/2014 in Escrever Ficção, Inspiração
0
32

Uma pequena história sobre dois irmãos, sapatos perdidos, lições que a vida nos ensina na marra e o poder inquestionável das palavras.

“O que a gente diz realmente faz a diferença. Aprendi isso com uma mulher que sobreviveu [ao campo de concentração de] Auschwitz. Ela foi enviada para Auschwitz quando tinha 15 anos. Seu irmão tinha 8 anos e seus pais haviam desaparecido.

Ela me disse: ‘Estávamos no trem indo para Auschwitz, olhei para baixo e vi que meu irmão estava sem sapatos. E eu disse: ‘Por que você é tão estúpido? Não consegue manter suas coisas em ordem? Pelo amor de Deus!’ Do jeito que uma irmã mais velha fala com o irmão mais novo.

Infelizmente, essa foi a última coisa que ela falou para ele porque ela nunca mais o viu. Ele não sobreviveu. Então, quando saiu de Auschwitz, ela fez uma promessa. Ela disse: ‘Eu saí de Auschwitz para a vida.’

E a promessa foi: ‘Eu nunca mais vou dizer alguma coisa que não possa servir como minhas últimas palavras.’

Podemos fazer isso [na prática]? Não. Mas é uma boa meta para tentarmos alcançar.”

Benjamin Zander

Baixe uma amostra grátis do 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

0 Comments

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos