
Desesperado porque não sabe como continuar sua história?
Irritado com seus personagens porque eles não fazem nada de interessante?
Cansado de passar horas tentando encontrar uma direção para o enredo?
Experimente uma das técnicas abaixo.
1. Questione Tudo
Muitas vezes, um elemento da narrativa que você nunca considerou mudar é, justamente, o que está impedindo o enredo de deslanchar. Se você não sabe que direção quer dar para sua história, comece a testar ideias que ainda não considerou.
Quem sabe o protagonista poderia ser um dos personagens secundários? Quem sabe o conflito central precisa ser mais intenso ou dramático? Quem sabe a história seria mais envolvente se fosse narrada a partir de um outro ponto de vista?
2. Seja Curioso
Investigue a fundo o universo de ficção que você criou. Como exercício de pesquisa e imersão, considere a psicologia dos personagens, os detalhes dos cenários, o contexto social dos acontecimentos do enredo e a ideologia por traz da ideia chave que você quer expressar com seu texto.
Quanto mais à vontade e confiante você se sentir dentro do universo de ficção que criou, mais fácil será encontrar uma direção para sua história.
3. Recomece do Zero
Não tenha medo de descartar partes da sua história. Experimente reescrever completamente um diálogo, uma cena, um capítulo ou até mesmo a história inteira se você não está satisfeito com o que tem até agora.
Muitas vezes é preciso escrever o livro inteiro só para entendermos que história estamos tentando contar. Bem-vindo. Esse é o trabalho de um escritor.
4. Resgate seu Instinto
Tente se lembrar de quando você teve a ideia que deu origem à história que você está escrevendo. De onde veio a inspiração? O que lhe parecia especial sobre essa ideia? Que pensamentos e emoções você gostaria de compartilhar com os leitores do seu texto?
Que verdades sobre o mundo ou as pessoas, ou apenas simples observações sobre a vida você queria expressar em sua narrativa? O que motivou você a começar? Resgatar esse instinto inicial pode lhe ajudar a encontrar uma direção para sua história.
5. Relaxe
Filme uma das suas sessões de escrita e observe suas expressões faciais. Tenso? Angustiado? Frustrado? Relaxe e tente se lembrar do prazer que motivou você a começar a escrever.
Pare de pensar nos elogios que você espera ouvir dos seus leitores. Esqueça o seu sonho de publicar um livro. Ignore a voz da Resistência. Permita que sua paixão por criar seja sua principal motivação para seguir em frente, independente dos resultados que você deseja alcançar.
Quer minha ajuda para encontrar uma direção para sua história? Clique aqui
E você? O que faz quando está perdido e quer encontrar uma direção para sua história?
3 Comments
-
Diego, sempre suas dicas ajudam a vermos melhor nosso trabalho.
-
Diego, você deve ser uma pessoas fantástica! Os seus conselhos são sempre motivadores e a forma como você se expressa faz com que qualquer aspirante a escritor, se reveja nos medos e nas observações que você faz. Eu revejo-me muito nos desafios. Obg
-
De certa forma, eu faço tudo isso inconscientemente….