Enredo é a sucessão de ações e reações do protagonista, em suas diversas tentativas de resolver o conflito ao longo da narrativa. A linha de ação é a espinha dorsal do enredo, que estabelece os eventos mais importantes da história.
No filme Toy Story, por exemplo, o desejo do protagonista Woddy é voltar a ser o boneco preferido de Andy. Portanto, a linha de ação é construída com base nas decisões e atitudes do personagem para alcançar esse desejo, assim como nas consequências resultado de suas ações.
Para desenvolver o enredo da sua história, imagine situações que forcem o protagonista a tomar decisões, e pense nas consequências concretas de cada comportamento do personagem. Veja como isso funciona em Toy Story: Um boneco cowboy chamado Woddy – que acredita ter status inabalável de brinquedo preferido – passa a se sentir rejeitado pelos outros brinquedos e por seu dono Andy, quando este ganha de aniversário o boneco astronauta Buzz Lightyear.
Um dia, Woddy DECIDE se livrar de Buzz empurrando ele para atrás da escrivaninha, MAS Buzz acidentalmente cai da janela, fazendo os outros brinquedos questionarem a índole de Woddy. Ele, então, DECIDE ir a procura de Buzz, MAS quando ele o encontra, os dois se perdem e são capturados por Sid, um garoto que desmonta e explode brinquedos por diversão. E assim por diante.
Para definir a linha de ação da sua história, estabeleça uma sequência lógica de acontecimentos, onde cada ação/decisão do protagonista resulte em uma consequência inesperada, exigindo outra ação/decisão que resulte em outra consequência inesperada, exigindo outra ação/decisão que resulte em outra consequência inesperada. Siga esta cadeia de eventos, aumentando progressivamente a tensão até o clímax da história, quando o protagonista será obrigado a tomar uma decisão definitiva sobre a situação.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.