Escreva para expressar, não para impressionar.

A importância de mistérios em histórias de ficção.

By Diego Schutt on 01/08/2012 in Inspiração
1
10

Em mais uma ótima palestra do TED, o criador da série de tv LOST, J.J. Abrams, fala sobre a importância de mistérios em histórias de ficção.

O roteirista inicia sua apresentação chamando a atenção para uma caixa com truques de mágicas que ele comprou décadas atrás e, até hoje, ele nunca abriu. Abrams fala de como essa caixa representa infinitas possibilidades, enquanto defende a ideia de que mistério é o maior catalisador de imaginação.

Ele faz uma analogia entre histórias e a caixa fechada. O roteirista argumenta que ambas despertam perguntas na mente das pessoas, as fazem levantar hipóteses sobre o seu conteúdo com base no que é visível, e as instiga a acompanhar a revelação dos pequenos mistérios que dão pistas sobre sua importância.

Abrams reforça que ocultar certas informações que permitem um entendimento completo da história é uma forma eficaz de envolver a audiência.

Isso cria um espaço para a imaginação das pessoas construírem ainda mais mistério ao redor do enredo e dos personagens a partir das suas próprias experiências.

O ponto de interrogação estampado na caixa (e no início de toda história de ficção) é uma metáfora simples, mas significativa, que representa uma pergunta a ser respondida, um dilema a ser decidido, um segredo a ser decifrado, uma hipótese a ser provada.

Este vídeo reforça o importante papel das histórias de ficção em ajudar pessoas a investigar os mistérios da sua própria existência.

Assista ao vídeo abaixo (em inglês, com legendas em português).

E você, como usa mistérios para envolver as pessoas em suas histórias de ficção?

Baixe uma amostra grátis do 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

1 Comment

  1. Erick 13/02/2013

    Parabéns pelo trabalho realizado aqui no blog. Descobri o portal recentemente e nos últimos dias tenho feito uma maratona de textos aqui, sempre aprendendo mais sobre a arte da escrita.

    Abraços e sucesso

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos