Algumas histórias nascem prontas. Uma ideia inspira você a começar a desenvolvê-la imediatamente e as palavras fluem com uma facilidade incrível, como se alguém estivesse ditando cada frase que você deve escrever. Uma experiência quase mediúnica. Ainda que o texto precise de ajustes, a história já nasce praticamente estruturada.
Outras histórias precisam de mais tempo para amadurecer. Você tem uma ideia, mas ao começar a escrever, sente que a narrativa não está se desenvolvendo da forma como tinha imaginado. Quando isso acontecer, pergunte-se: Já encontrou o conflito central da narrativa? Já sabe quem é o personagem principal? Já entendeu o que ele quer e por quê? Se você ainda não consegue responder a essas perguntas, entregue o trabalho novamente para sua intuição e escreva livremente.
Use a mesma ideia que inspirou você a escrever, mas experimente desenvolve-la a partir do ponto de vista de um outro personagem, ou mudando o cenário da história, ou alterando a idade do protagonista, ou iniciando o enredo em um outro momento da vida do personagem. Faça isso até que você esteja satisfeito com as palavras que começarem a aparecer na página.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
2 Comments
-
Excelente exercício.
Dá pra fazer vários micro contos.
Valeu!
-
muito boa esta dica!
não é a primeira vez que se começa a história com a personagem errada, no lugar errado 🙂 muito bem!