Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 86: Dê tempo para sua história amadurecer.

By Diego Schutt on 05/07/2012 in Dicas
2
3

Algumas histórias nascem prontas. Uma ideia inspira você a começar a desenvolvê-la imediatamente e as palavras fluem com uma facilidade incrível, como se alguém estivesse ditando cada frase que você deve escrever. Uma experiência quase mediúnica. Ainda que o texto precise de ajustes, a história já nasce praticamente estruturada.

Outras histórias precisam de mais tempo para amadurecer. Você tem uma ideia, mas ao começar a escrever, sente que a narrativa não está se desenvolvendo da forma como tinha imaginado. Quando isso acontecer, pergunte-se: Já encontrou o conflito central da narrativa? Já sabe quem é o personagem principal? Já entendeu o que ele quer e por quê? Se você ainda não consegue responder a essas perguntas, entregue o trabalho novamente para sua intuição e escreva livremente.

Use a mesma ideia que inspirou você a escrever, mas experimente desenvolve-la a partir do ponto de vista de um outro personagem, ou mudando o cenário da história, ou alterando a idade do protagonista, ou iniciando o enredo em um outro momento da vida do personagem. Faça isso até que você esteja satisfeito com as palavras que começarem a aparecer na página.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Baixe uma amostra grátis do 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

2 Comments

  1. A.C. Costa Ferraz 14/07/2012

    Excelente exercício.

    Dá pra fazer vários micro contos.

    Valeu!

  2. ballah01 21/12/2014

    muito boa esta dica!
    não é a primeira vez que se começa a história com a personagem errada, no lugar errado 🙂 muito bem!

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos