
Se você investe todo o seu tempo livre na frente do computador, tentando escrever o próximo bestseller, esse texto é um lembrete para você.
O trabalho do escritor de ficção é transformar suas ideias e experiências em textos que mostrem para o leitor a forma única como ele enxerga o mundo.
Caso você tenha o hábito de tirar conclusões sobre a vida e as pessoas baseado apenas em livros, filmes, séries de tv e nas experiências dos outros, está na hora de desligar o computador e colocar em prática estas três dicas simples para escrever com mais autenticidade.
1. Parta das suas experiências
Se você levasse um pé na bunda do amor da sua vida, você daria mais credibilidade para os conselhos de alguém que já passou por isso, ou de alguém que apenas tem uma opinião sobre o assunto? Não importa o quão interessante você pensa que suas ideias são, o quão competente você acredita ser ao interpretar pessoas e analisar comportamentos. Não existe nada mais fácil do que ter uma opinião sobre alguma coisa que você nunca viveu.
Ao invés de escrever superficialidades sobre as experiências de outras pessoas, olhe para dentro de si mesmo e escreva sobre suas próprias experiências com a autoridade de quem sabe do que está falando. Não estou me referindo necessariamente à vivências externas, mas também às internas. Talvez você não tenha perdido o amor da sua vida, mas entende profundamente a experiência de rejeição e abandono.
2. Procure por experiências novas
Se você vive o que todo mundo vive, tem as mesmas experiências que todo mundo tem, lê os livros que todo mundo lê, grandes chances de que você vai pensar como todo mundo pensa. Pare de tentar ser como todo mundo e de seguir o caminho trilhado pela maioria. Seu potencial criativo está diretamente relacionado à riqueza e variedade das suas experiências.
Experimente participar de atividades fora da sua zona de conforto, ainda que elas não combinem com a imagem que você tem de si mesmo. Não precisa ser nada maluco ou perigoso. Simplesmente arrisque fazer coisas que nunca fez, conversar com pessoas que normalmente não conversaria, ir a lugares que não costuma frequentar. Viva novas experiências e aprenda a olhar para o mundo de uma forma mais rica e complexa.
3. Saia de dentro da sua cabeça
Pare de se vangloriar por ser extremamente sensível, com habilidades únicas para descrever as nuances da experiência humana e analisar o comportamento do resto dos mortais, essas pobres almas tão vazias de sentido. De dentro da sua cabeça, seu ego parece ser a coisa mais importante que existe. Mas acredite, ele não é.
Ao invés de procurar por motivos para se sentir melhor que os outros, comece a prestar atenção às pessoas ao seu redor com curiosidade e abertura, observando mais e julgando menos. Arrogância é uma forma de olhar para o mundo procurando pelo que diferencia você dos outros. Quando lemos histórias, entretanto, estamos buscando justamente o contrário. Procuramos por escritores que, através de um olhar sensível e honesto, nos mostrem o que temos em comum.
E você? Tem outras dicas para escrever com mais autenticidade? Deixe um comentário.
5 Comments
-
Diego,
Resumindo em uma só palavra: viva!
Dicas valiosas e simples, mas das quais muitas vezes nos esquecemos.Obrigado pelo lembrete.
Escriba Encapuzado -
amei o site me ajudou muito
-
Legal Karol.
Entre e fique a vontade. 😉
-
Estou adorando o site… Tirando inúmeras duvidas minhas.
-
Realmente são dicas simples, mas eu esqueço, ou melhor nem havia pensado nisso!!!
Muito bom.
xerão