Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 83: Entenda a diferença entre enredo, história, drama, tema e narrativa.

Por Diego Schutt em 21/02/2012 Tópicos: Dicas
0
54

Enredo

Enredo é a sequência de acontecimentos externos de uma narrativa de ficção. Um enredo representa uma linha de ação, ou seja, uma sequência cronológica de eventos. O enredo é físico, concreto, objetivo, baseado nos comportamentos do personagem.

História

História é como um personagem se sente em relação ao que acontece no enredo. Uma história representa o conjunto de reflexões e emoções de um protagonista, que motivam suas ações para tentar resolver conflitos e obstáculos ao longo da narrativa. A história é mental, abstrata, subjetiva, baseado nas reações do personagem.

Drama

Drama é uma forma concreta de representar o conteúdo emocional de uma história através das ações e reações dos personagens. A definição de drama traz implícita a ideia de um evento incomum, extraordinário, não necessariamente no sentido grandioso e radical dessas palavras, mas significando um acontecimento inesperado no contexto da vida de um determinado personagem. Drama é ação em tempo real, que usa cenas para dar vida para o enredo e a história e movimentar a narrativa.

Tema

Tema é a principal pergunta que o escritor se propõe a explorar ao longo da história. A formulação dessa pergunta serve para clarificar a intenção do escritor para escrever um texto e decidir que informações e acontecimentos têm o potencial de ajudar o leitor a refletir sobre as decisões morais dos personagens. A decisão sobre que tema desenvolver em uma história é baseada nos questionamentos que o escritor deseja provocar no leitor.

Narrativa

Narrativa é o conjunto de informações que o escritor escolhe incluir no texto e a forma como ele as organiza. A narrativa é responsável pela forma como o leitor imagina e interpreta a história. As decisões sobre a melhor forma de estruturar a narrativa são baseadas na experiência de leitura que o escritor deseja criar para o leitor.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Publicidade

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos