Ainda que você estruture sua história de uma forma não-linear para o leitor, em algum momento do seu processo de criação, considere a ordem cronológica dos eventos da narrativa. Defina onde a história começa, como ela se desenvolve e porque ela termina, seguindo o fluxo de toda a experiência humana.
Contexto
Considere o cotidiano do protagonista, reflita sobre seu senso de normalidade e o que é prioridade na sua vida antes da história começar. Introduza uma mudança que desequilibra seu seno de normalidade e pense sobre o significado de tal acontecimento na vida do personagem.
Decisões
A história começa a ganhar corpo quando as primeiras tentativas do protagonista para lidar com o conflito da história se provam inadequadas ou insuficientes. Considere como cada decisão do personagem pode intensificar o conflito da história ou revelar uma nova dimensão de sua personalidade ou identidade.
Consequências
O conflito do protagonista atinge um ponto crítico, forçando o personagem a tomar uma decisão irreversível. A história se encaminha para um final que tem consequências favoráveis ou não para o personagem principal.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.