Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 76: Exponha os pontos fracos do protagonista.

By Diego Schutt on 13/01/2012 in Dicas, Técnicas
1
6

Muitos escritores atribuem somente características positivas aos protagonistas das suas histórias de ficção porque acreditam estar criando personagens mais atraentes e, como consequência, tornando a narrativa mais envolvente.

Mas um personagem sem defeitos, que tem todas as habilidades para conseguir tudo o que deseja, se torna previsível. Se o protagonista parece pronto para encarar e superar qualquer conflito, não há tensão, excitação ou drama no enredo. Sem esses três elementos, sua audiência vai se desinteressar da história.

Exponha falhas de caráter e comportamentos contraditórios do protagonista. Isso o humaniza e o torna mais verossímil, permitindo que o leitor reconheça no personagem suas próprias dificuldades e limitações.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Conheça o 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

1 Comment

  1. Matheus 14/03/2016

    Dica perfeita!!

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos