Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 72: Seja específico ao pedir opiniões sobre suas histórias.

Por Diego Schutt em 21/10/2011 Tópicos: Dicas, Técnicas
0
10

Compartilhe seus textos apenas quando você estiver minimamente satisfeito com o que escreveu. Pedir a opinião de outras pessoas para aliviar a sensação de insegurança e ansiedade inerente ao processo de criação só vai atrapalhar você. Se você não tem uma opinião sobre o que escreveu, as sugestões e percepções de outras pessoas só vão atrapalhar você.

Quando você decidir compartilhar seu texto com alguns leitores, evite fazer perguntas genéricas, tais como “o que você achou”, “onde posso melhorar”, “o que devo mudar”. Seja o mais específico possível e saiba que reações você espera provocar com sua história.

Depois que a pessoa ler o texto, pergunte se ela entendeu a história e como a resumiria, sobre que tema ela acha que o texto trata, que impressão os personagens causaram nela, se ficou confusa em alguma passagem. Preste atenção às observações que forem consideravelmente diferente de sua intenção. Não perca tempo explicando e defendendo suas escolhas. As palavras que você escolhe colocar na página precisam, sozinhas, ajudar o leitor a entender a história.

Seu objetivo não é chegar a um acordo sobre o que deve ser alterado, mas sim ganhar perspectiva sobre o impacto das suas ideias fora da sua cabeça. Você sempre pode ignorar as críticas que não considerar pertinentes.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Tudo o que você precisa saber para começar a escrever melhor

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos