O projeto Bicicloteca, criado pelo Instituto Mobilidade Verde para promover a inclusão social através da leitura, vai percorrer as ruas das cidades brasileiras doando livros para pessoas sem acesso à biblioteca, como moradores de rua e comunidades afastadas dos grandes centros.
Para ganhar uma obra, basta a pessoa se comprometer a passar o livro adiante quando terminar a leitura. Para reforçar esse compromisso, todos os livros são carimbados com um lembrete ao leitor para doá-los novamente.
O objetivo é não deixar nenhum livro ser esquecido em uma prateleira qualquer, criando assim um ciclo de leitura permanente para cada obra.
Lançado em julho de 2011, no Dia do Escritor, o projeto doou a primeira Bicicloteca para o MEPSRSP, Movimento Estadual de População em Situação de Rua de São Paulo. A entidade também oferece assessoria jurídica aos desabrigados e os encaminha para projetos sociais e empresas dispostas a lhes oferecer um emprego.
Até o final do ano, o Instituto Mobilidade Verde quer doar mais nove Biciclotecas em diferentes cidades brasileiras. Para isso, o instituto pretende contar com a ajuda de ONGs locais, que trabalham com projetos culturais nas comunidades.
As organizações interessadas em receber uma Bicicloteca e fazer a gestão e manutenção do projeto em uma comunidade devem entrar em contato com o IMV.
Você também pode participar do projeto doando livros – pessoalmente ou pelo correio – para a Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua da Consolação, nº 94, República – São Paulo/SP), que encaminhará as orbas para as Biciclotecas do projeto.
Para mais informações, envie um e-mail para contato [arroba] mobilidadeverde.com.br e visite www.biciclotecas.wordpress.com.