Um dilema é uma situação onde um personagem precisa fazer uma escolha definitiva entre duas opções igualmente boas ou duas opções igualmente ruins. Não se trata simplesmente de uma situação difícil ou complicada. Seja qual for a decisão do personagem, ela trará consequêcias irreversíveis e perdas inevitáveis, o que dá um grande peso emocional para tal escolha.
Se um ônibus está prestes a explodir e um personagem só tem tempo de salvar uma criança, ela salva seu sobrinho ou sua sobrinha? O que é positivo em ambas as opções é a possiblidade de salvar a vida de alguém. O que é negativo em ambas as opções é a perda de um familiar.
Se uma personagem que é radicalmente contra aborto fica grávida ao ser estuprada, ela tem a criança ou não? O que é positivo na escolha de abortar é não ter que lidar para o resto da vida com a lembrança viva de uma experiência traumática. O que é negativo na escolha de abortar é agir contra suas crenças morais.
Nada cria mais drama, suspense e excitação em uma história do que um protagonista enfrentando um dilema moralmente ambíguo que precisa ser resolvido o mais rápido possível e que expõem suas falhas humanas com as quais todos nós podemos nos identificar. Esse tipo de situação inevitavelmente coloca o personagem em uma posição onde sua escolha revela e testa seus valores morais, enquanto envolve o leitor ao provocar um debate na sua mente sobre qual é a melhor escolha diante das circunstâncias e o que ele faria se estivesse naquela posição.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
2 Comments
-
Suas idéias e seus textos chamam minha atenção, me impressiona o fato de você usar palavras tão inteligentes e textos de fáceis entedimentos, sou grata pois suas idéias aprofudaram as minhas.
-
Gostei dessa dica. Mas eu fico preocupada em escolher a opção em que a maioria dos leitores não irão escolher. E isso pode os deixar chateados.