A semente fundamental que faz uma história de ficção crescer é uma possibilidade de mudança positiva ou negativa que surge na vida de um personagem. O motivo é simples. Se tudo na vida do protagonista segue como está, se a narrativa apenas apresenta sua rotina, sua vida como ela é normalmente, você não está escrevendo uma história, mas sim o perfil de um personagem.
Talvez esse seja o seu objetivo, escrever um texto literário onde você explora todas as nuances da personalidade do seu protagonista. Nenhum problema nisso. Mas tecnicamente, não se trata de uma história, mas sim de uma narrativa de ficção.
A definição de história traz implícita a ideia de um acontecimento incomum, extraordinário, não necessariamente no sentido grandioso e radical dessas palavras, mas significando algo inesperado, no contexto da vida de um determinado personagem.
Para encontrar uma ideia de história, pense em situações que provoquem uma reação imediata no protagonista. Isso não significa que essa situação precisa ser grandiosa ou espetacular. O acontecimento externo é menos importante do que o significado e a importância que o personagem dá para tal acontecimento.
Construa o enredo da história ao redor das tentativas frustradas e bem sucedidas do protagonista para reestabelecer um senso de controle da sua vida. Coloque-o em situações que o provoquem a mudar a forma como ele pensa, se relaciona, e se comporta.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.