Escreva para expressar, não para impressionar.

Alegoria

By Diego Schutt on 03/03/2011 in Dicas
0
9

Preciso reescrever meu dicionário. Sei que não vai dar tempo de passar tudo a limpo ainda nessa vida, mas pelo menos as palavras que mais uso precisam ser resignificadas com urgência. Algumas frases já soam tão ocas que, quando pronunciadas, reverberam o desespero da falta de sentido.

Chegou a hora de fazer uma reengenharia de representações. Todas as palavras terão seu significado confiscado até segunda ordem. Enquanto isso, elas estão livres do compromisso com a lógica, essa bola de ferro presa na perna do pensamento que não deixa a mente voar.

Quero ver as palavras correndo soltas pelos textos, sem medo de cair no comum. Quero ver os adjetivos conhecendo seus antônimos; os verbos mudando de atitude; os pontos finais iniciando sentenças.

Meu novo dicionário vai ser uma edição revista e ampliada pelas experiências que vem me configurando como um texto cada vez mais aberto para novas interpretações.

(Diego Schutt – Outubro/2004)

Conheça o 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

0 Comments

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos