Antes de começar a escrever, considere como sua história se desenvolveria se fosse narrada a partir do ponto de vista de cada um dos personagens principais.
Imagine as vantagens e desvantagens de escolher um narrador ou outro, avaliando qual deles tem mais potencial de atrair o interesse do leitor. Considere que personagem, sozinho ou acompanhado, tem o potencial de narrar a história com mais honestidade, e oferecer aos leitores algo de verdadeiro, novo e inusitado sobre o tema.
Esse exercício também ajudará você a entender melhor os dramas e conflitos centrais da sua narrativa a partir de diferentes pontos de vista, dando a você uma visão mais global da história.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
3 Comments
-
Olá, gostei muito do texto.
Mas fiquei com uma dúvida quanto ao meu livro.
A protagonista até então é uma menina de 12 anos, e a história tem cenas de gravidez na adolescência, discussão sobre aborto e maltrato às mulheres. Por enquanto tudo foi narrado pelo ponto do vista dela e de outros personagens na mesma faixa etária porque minha intenção inicial era que fosse uma história infantil.
Minha dúvida é a seguinte: Muitos adultos não gostam de ler livros com crianças como personagens principais e ao mesmo tempo não o acho totalmente adequado para uma criança. Qual seria uma boa solução?
-
Author
Oi Fabrício
Me pergunto se os temas gravidez na adolescência, aborto e violência doméstica são adequados para o público infantil. Sugiro que você primeiro defina a história que você quer contar e só depois se preocupe com o público que poderá se interessar por ela.
Boa sorte.
sds
Diego -
Valeu pela resposta, Diego.
Já sei o que fazer agora.
Sucesso aí pra você e pro site!