Ainda que você se interesse por diversos gêneros, decida em quais você deseja se especializar. Escolha aqueles com os quais você mais se identifica, e invista no aperfeiçoamento de suas habilidades nesses gêneros.
Se você quer escrever romances policiais, leia todos os que encontrar pela frente. Pesquise obsessivamente a rotina do trabalho da polícia, conheça os procedimentos específicos na investigação de crimes, estude leis e direitos civis.
Se você quer escrever comédias românticas, leia uma atrás da outra. Estude a psicologia das relações, encontre regularmente seus amigos com problemas emocionais, leia o perfil de centenas de pessoas em sites de relacionamentos.
Entenda as convenções de qualquer que seja o tipo de história que você quer escrever. Ler textos de diferentes gêneros enriquece seu repertório linguístico e técnico, mas não se desespere achando que um escritor deve saber escrever todo tipo de história.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
31 Comments
-
Dicas maravilhosas, obrigado por existir.
-
Junior, obrigado a você pela mensagem de incentivo! 😉
-
ÓTIMO site, essas dicas sem duvida são muito uteis, obrigado por compartilha-las.
-
Valeu Mateus! Obrigado pela leitura.
-
Muito interessante esse site, já está nos meus favoritos.
Parabéns pelo ótimo trabalho. -
Obrigado pela mensagem Diana!
-
Muito boa a dica. Conheço pessoas que escrevem para “todos”. Particularmente acho isso uma forma errada de escrever, devemos selecionar para quem estamos escrevendo. Não precisamos agradar todos, fazendo dessa forma acabamos não agradando ninguém. Conheço alguém que escreve uma “mistureba”.
Nunca tente agradar todos 😉
Agradeço.
-
João, acredito que é importante para quem está começando experimentar com diferentes gêneros. Escrever simplesmente motivado por agradar um certo público ou por agradar a todos vai provavelmente resultar em textos sem vida. Minha visão é que o ponto de partida para se criar uma história deve ser o desejo de expressar uma verdade pessoal.
Obrigado pelo comentário e pela leitura.
sds
Diego -
Concordo com você, Diego. Tenho um conhecido que está no processo de escrita do seu livro. E pelo que me parece, ele tenta agradar todo mundo, fez uma mistura inacreditável, misturando religião, mitologia, ciência, tecnologia e muito mais. Sei que cada um tem sua forma de pensar e assim escrever, mas acredito que se cada tema desses fossem abordados em um livro diferente o sucesso seria maior. Quem lê sobre tecnologia, não iria comprar o livro pela parte religiosa e assim por diante. E para “ajudar”, são mais de 3 livros, eu não tenho coragem de falar sobre essa “mistura” com ele.
Obrigado pela resposta.
-
Para escrever fantasia, além de livros de aventura, o que mais posso pesquisar.
obg 🙂 -
Escrevo historias bem melhores e com muita mais vida porque existem pessoas como você, que não é um degrau, mas sim um corrimão para nos auxiliar nesse longo caminho, parabens pelo forum e espero que continue com essas dicas e aulas que tanto me ajudaram.
E que venha novos escritores inspirados em sua ajuda.
-
Oi Rk. Obrigado pela sua mensagem. Grande incentivo para eu continuar investindo no projeto. Espero que as dicas do Ficção em Tópicos ajudem você a escrever ótimas histórias.
-
Descobri há uns anos que amo escrever, mas não sei o que vem acontecendo comigo, pois não tenho tido ânimo para escrever. Não sei se é preguiça, falta do que escrever, tempo, inspiração… Acho que é uma mistura disso tudo. Sei que depende só de mim, e esse site com certeza me ajudará muito ainda, é como se ele fosse uma compilação das minhas ideias organizadas! Só tenho a agradecer a esse site, simplesmente perfeito! Imploro que jamais o tirem do ar, continuem assim, incentivo demais esse trabalho!
-
Olá Diego!
Fiquei maravilhado com o seu blog. Eu gosto de pesquisar na internet sobre muitos temas que me interessam, para me ajudarem a fazer abordagens mais completas sobre os temas que escrevo. A minha área principal é a dos livros técnicos de eletricidade e eletrónica, mas, fundamentalmente gosto é de escrever. Gosto de grandes projetos que me absorvam por completo e que me permitam estabelecer um enorme esqueleto com todas as vertentes que tenho que analisar. Isso, tenho encontrado nos livros que escrevo. Gostei muito das dicas que tenho lido, embora só tenha lido algumas. Mas vou continuar a lê-las e vou comentando. Nos meus sites http://www.josematias.pt e http://www.josematias.pt/eletr encontra alguns textos que poderão, eventualmente interessar-lhe, bem como aos seus leitores.
Ah, vou colocar um link nos meus sites, para o seu blog, se não vir inconveniente. Obrigado. -
Ana, essa falta de ânimo também me visita de vez em quando. Acho que o melhor que podemos fazer é seguir colocando palavras no papel até que aquela vontade louca de escrever reapareça. Espero que as dicas do Ficção em Tópicos inspirem você.
Obrigado pela mensagem.
sds
Diego -
Oi José
Fico feliz que você tenha gostado das dicas. Espero que o Ficção em Tópicos ajude você a escrever mais e melhor.
Obrigado pela mensagem.
sds
Diego -
Mais uma vez agradecendo pelas dicas, faço isso constantemente. Mas não consigo ser tão específica em meu gênero, gosto de escrever coisas no estilo RPG, vampiros e ficção científica ou tudo junto rsrs. Um autor pode ser bom em mais de um gênero, desde que sejam gêneros +/- semelhantes?
-
Está de parabéns cara, é raro achar pessoas boas como você que ajudam de tal forma – que sendo rápida e clara, tira muitas dúvidas… 😀
-
Parabens pelo site, estando apenas na Dica 2 percebo que todas elas serao bem explicadas e decentes (Revirei jah varios sites com dicas para escritores, a maioria dah 5 ou 10 dicas faceis.)
Ps.: Faco narrativas macabras, pesquisar no google “Quero me matar” seria util??kkkkkkkk (Jah fiz e recomendo, tem muita gente com motivo besta porem tem uns chocantes muito bom porem extremamente pesado)
-
Escrevo muito sobre fatos que aconteceram comigo, ou como gostaria que tivessem acontecido. Mas uso muito os exemplos externos: histórias de pessoas próximas. Gosto de fantasias e ficções, mas isso eu deixo pras minhas sessões de RPG com os amigos! rs
-
Sensacional! – palavra que ainda não expressa o valor real do site, sr.Diego. Amei. Era o que eu estava buscando a fim de melhorar meus textos. Parabéns!
-
Eu gostaria de dizer parabéns, e continue postando novas dicas tão boas quanto a primeira e a segunda, mas eu é que estou atrasado… Parabéns…
-
Ótimo site…
Parabéns, não apenas por incentivar as pessoas, mas inspira-las.
-
Bom, pra começar seu canal é muito bom, mas a minha pergunta é, gosto de mitologia grega, o que você me aconselharia a pesquisar mais sobre este tipo de gênero?
-
Author
David, que bacana que você gostou dos artigos do site. Sobre o que pesquisar sobre mitologia grega, depende. Qual seu interesse especificamente? Ler mais sobre o assunto ou escrever textos de ficção inspirado neste tópico?
-
Diego, eu pretendo escrever textos de ficção inspirado nesse tópico kkk
-
Gostaria de uma ajuda, existe algum nome ou gênero para histórias em que o personagem principal tem distúrbios mentais? Gosto de escrever contos em que há bipolaridade, esquizofrenia e depressão envolvidos, estou em busca de textos desse gênero mas não sei por qual nome pesquisar. Se possível, ajude-me!
-
Author
Oi Priscila. Bipolaridade, esquizofrenia e depressão são mais temas que você pode abordar em uma história. Você pode desenvolver esses temas em diferentes gêneros. Por exemplo, você pode ter um personagem esquizofrênico em uma história engraçada, dramática ou até mesmo de terror. O que determina o gênero de uma história são as expectativas que eles criam nos leitores sobre o tipo de experiência emocional que o escritor pretende criar com a sua história. Espero ter ajudado. 🙂
-
Diego, o que você sugere para alguém que pretende criar uma historia que tem um pouco de tudo, mas predominantemente é constituída de ação, aventura, e ficção?? Desde já agradeço ^^ abçs
-
Gosto de ler variados tipos de história mas minha paixão mesmo é o tema fantasia medieval, apesar de eu gostar bastante de ficção também. Por isso pretendo me focar mais nesses dois gêneros. Obrigado pelas dicas.
-
parabéns e obrigado de verdade