Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 17: Confie na sua intuição ao escrever histórias.

By Diego Schutt on 26/08/2010 in Dicas, Técnicas
3
27

Estude teorias, pratique técnicas e leia muitas histórias, mas confie que sua intuição fará a sua parte quando você começar a escrever. Na sua primeira tentativa de colocar uma história no papel, simplesmente escolha um tópico como ponto de partida e escreva o que vier a sua mente o mais rápido possível.

Não tente consertar, editar ou melhorar o texto neste primeiro momento. Não teorize, racionalize ou analise sua produção. Concentre-se em fazer seus dedos se moverem mais rápido que seus pensamentos. Dessa forma, você permite que sua intuição tome conta do processo e o lado mais espontâneo da sua personalidade venha à tona. Quando você abre espaço para o inconsciente participar do processo de criação dos seus textos, você passa a escrever com mais autenticidade.

Suas decisões espontâneas não são tão aleatórias quanto parecem. Elas tem como base seus conhecimentos e experiências. Ainda que você não tenha consciência da exata origem do que você escreve, entenda que sua intuição é sua maior fonte de ideias originais.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

A escrita passou a ser fonte de ansiedade e angústia para você? Reencontre o prazer de escrever.  CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

3 Comments

  1. Anna Luiza 10/06/2013

    Olá Diego! Suas dicas estão me ajudando bastante! Consegui começar uma história, assim como já comecei várias, mas dessa vez pretendo terminar de escrevê-la. Não apenas para alguém ler, mas para eu mesma ler e saber que os personagens que criei de certa forma realmente existem. Vou utilizar essas suas dicas muito! Estou adorando, beijos!

  2. Diego Schutt 19/06/2013

    Oi Anna

    Que bom saber que as dicas estão ajudando você. Espero que o Ficção em Tópicos ajude você a começar e terminar muitas histórias.

    bj
    Diego

  3. Denise Monteiro de Castro 14/07/2019

    Diego,

    Suas dicas são fantásticas!
    Estou aqui emocionada com cada uma delas que estão me fazendo ter a certeza de que quero ser escritora. Muito, muito obrigada!!!

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos