Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 13: Tente responder perguntas que intrigam você.

Por Diego Schutt em 24/08/2010 Tópicos: Dicas
2
21

Você já percebeu quantos livros preenchem as prateleiras das livrarias? Quantos textos estão disponíveis na Internet? A infinidade de revistas e jornais nas bancas? O número de seriados e novelas passando na tv? A variedade de filmes e peças de teatro em cartaz? Suas histórias estão competindo por atenção com tudo isso.

Para ter uma chance de se sobressair nesse mar de informação, escreva sobre temas pelos quais você tem interesse genuíno. Procure encontrar respostas para perguntas que provocam sua imaginação. Tente encontrar soluções para problemas que você está enfrentando na sua vida pessoal. Se você está passando por isso, talvez outras pessoas também estejam.

Vasculhe suas inseguranças, pense sobre seus desejos, crie formas de superar obstáculos que impedem você de conseguir o que quer. Use o que você encontrar como matéria-prima para escrever suas histórias. Se o texto não resultar em uma boa narrativa, pelo menos você terá investido seu tempo se conhecendo melhor.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Publicidade

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

2 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Samuel 26/11/2013

    Excelente dica! Ajudou muito!

  2. Haroldo Alves 13/01/2018

    Caro Diego Schutt,
    Estou um pouco apreensivo, e ao mesmo tempo emocionado, pos estar escrevendo para você, eu sou um cara que esta escrevendo uma historia que acredito será uma leitura agradavel e cheia de misterios e ação. Mas me sinto, e sou, muito novo nessa arte de escrever diversos capitulos, estou acostumado a escrever poesias, que escrevo em uma unica folha.

    Espero que possamos ter um contato bom e que possa me ajudar nesse sonho que me acompanha desde que tinha meus 17 anos.

    Obrigado Haroldo

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos