Aprenda a criar realidades com palavras

Todas as dicas do Ficção em Tópicos focadas no seu texto

Na viagem entre o pensamento e a página em branco, é comum que uma ideia perca força e coerência. É aquela conhecida sensação de frustração pelo resultado não ficar tão bom quanto havíamos antecipado, de que a ideia parecia ter muito mais potencial dentro da nossa cabeça. Quando isso acontece, nosso primeiro impulso é abandonar o texto e se render aos encantos de uma nova ideia. Fazemos isso porque:

  • Nos convencemos de que a ideia não era tão boa quanto imaginávamos.
  • Acreditamos ter perdido controle sobre a direção que a narrativa estava tomando.
  • Não sabemos o que poderíamos mudar para desenvolver o texto de uma outra forma.

Se você não quer ser um daqueles escritores com milhões de textos começados e nenhum finalizado, você precisa aprender a olhar para o que escreve com mais objetividade. Consciente das escolhas que você fez para estruturar suas narrativas, você vai reganhar controle sobre seus textos.

Precisa de ajuda para desenvolver uma ideia ainda vaga, dar mais força para uma narrativa, ou simplesmente receber um parecer imparcial sobre suas criações? Contrate uma das Consultorias Narrativas do Ficção em Tópicos. Elas são mini cursos intensivos que vão ensinar você a estruturar todos os seus textos.

Juntos, vamos mergulhar fundo na sua ideia em busca de uma forma envolvente e expressiva de estruturar sua narrativa.

Não importa se o seu texto é de ficção ou não ficção. As consultorias são customizadas para ambos os tipos de narrativa.

 

CONSULTORIA DESENVOLVER UMA IDEIA

Esta consultoria é para quem já tem uma ideia do que deseja escrever e quer explorar diferentes possibilidades de desenvolvimento do texto. Vamos conversar sobre todos os ingredientes da sua narrativa e considerar estratégias para estruturá-la de forma a expressar sua ideia com mais intenção e impacto.

Clique aqui para mais detalhes sobre a consultoria Desenvolver Uma Ideia

CONSULTORIA MELHORAR UMA NARRATIVA

Esta consultoria é para quem já terminou um texto e quer ajuda para escrever uma nova versão. Vamos conversar sobre todos os ingredientes da sua narrativa e considerar o que funciona e o que não funciona, pensando em formas de expressar sua ideia com mais impacto.

Clique aqui para mais detalhes sobre a consultoria Melhorar Uma Narrativa

As Consultorias Narrativas evidenciam o que você realmente deseja expressar com sua ideia. A partir da análise detalhada de um dos seus textos, você vai aprender a olhar para o que escreve com mais objetividade, desenvolver seu senso crítico para avaliar suas ideias e a estrutura das suas narrativas em profundidade e aprender técnicas para tornar seus textos mais envolventes.

  • Tenha todas as dicas e técnicas do Ficção em Tópicos focadas no seu texto.
  • Identifique os pontos fortes da sua ideia e os que podem ser melhor desenvolvidos.
  • Conheça técnicas para explorar novas possibilidades de desenvolver suas narrativas.
  • Converse por Skype com o criador e editor do Ficção em Tópicos.
  • Receba um parecer objetivo, honesto e imparcial sobre suas criações.

As consultorias não oferecem respostas prontas ou fórmulas de sucesso. É um trabalho de colaboração criativa onde, a partir da identificação dos seus objetivos, você receberá uma perspectiva técnica sobre a estrutura da narrativa, assim como sugestões para ajudar você a desenvolver sua ideia da forma mais expressiva possível.

Eu, Diego, sou a única pessoa com acesso aos materiais enviados para as consultorias. Se você tem receio de compartilhar suas histórias ou ideias, sugiro que você as registre na Fundação Biblioteca Nacional. Acredito que é possível fazer o registro de uma obra antes mesmo de ela ser finalizada.

Mas se você acompanha o Ficção em Tópicos há algum tempo, sabe que minha missão é ajudar escritores a criar textos mais envolventes. Nenhum ideia ou história vale mais do que minha ética profissional e a confiança que meus leitores colocam no meu trabalho.

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos