Aprenda a criar experiências com palavras

Comece Aqui

Sobre o Ficção em Tópicos

O desejo de entender as características e qualidades da linguagem verbal e não verbal que chamam atenção instantaneamente, despertam curiosidade intelectual prolongada e envolvem profundamente as emoções das pessoas foi o que me motivou a estudar Comunicação Social e Psicologia da Comunicação e, mais tarde, a criar o Ficção em Tópicos. Conheça um pouco mais sobre a filosofia editorial do site.

___

Você tem talento para escrever?

Já parou para pensar sobre quem você considera um escritor talentoso? Que características os textos desse escritor têm? O que significa ter talento? Escritores talentosos escrevem com mais facilidade? Se você descobrir que não tem talento, deve desistir de escrever? Este artigo vai ajudar você a pensar sobre essas questões.

___

O escritor hipócrita e o escritor sincero

Certos textos nos parecem hipócritas por serem impessoais, insípidos, sem personalidade. Eles apenas repetem o que é senso comum e fingem profundidade declamando moralismos e idealismos que o escritor aceitou sem nunca questionar suas premissas. Descubra o que você precisa fazer para escrever com mais sinceridade.

___

Minha ideia de história é boa?

Não importa se sua ideia de história é boa. Ou ruim. Uma ideia é apenas um ponto de partida para você começar a escrever. Já vi ideias sem graça ganharem vida quando a narrativa estava pronta. Já vi ideias fantásticas resultarem em textos chatos. O leitor não está nem um pouco interessado na genialidade da sua ideia de história. Descubra porquê.

___

Restrições criativas e criatividade

À primeira vista, essa total liberdade de criação parece estimulante porque o único limite é sua imaginação. Mas se você é como muitos outros escritores que estão começando, provavelmente a falta de orientações específicas de por onde começar vai deixar você ansioso. Mas se você pode tudo, qual o melhor critério para escolher uma única ideia de história para desenvolver?

___

50 dicas para escrever mais e melhor

Conheça 50 dicas detalhadas que vão ajudar você a se tornar um escritor mais produtivo e criativo, além de desenvolver habilidades para transformar ideias em histórias.

___

Por onde começar a escrever

É pouco provável que se possa escrever uma história original simplesmente seguindo fórmulas ou receitas passo a passo, mas existem algumas técnicas que certamente podem ajudar no desenvolvimento de uma ideia em um primeiro rascunho. Conheça algumas dessas técnicas que certamente são bastante úteis quando não se tem uma idéia clara de por onde começar a escrever.

___

Como escolher um narrador

A escolha do narrador determina a perspectiva a partir da qual o leitor vai interpretar a história, a percepção que ele terá sobre os personagens e a maneira como ele vai entrar em contato com os acontecimentos do enredo. Qual o melhor critério para se escolher o narrador da história?

___

Como captar a atenção nas primeiras linhas

Um texto de ficção é um convite de viagem a um universo alternativo que o leitor sempre pode recusar. As primeiras linhas, os primeiros parágrafos e as primeiras páginas são definitivos no processo de decisão de leitura de um texto. Conheça 17 técnicas para captar a atenção do leitor no começo da história.

___

Escrever sem inspiração

A palavra inspiração esconde uma mensagem importante na sua grafia. Uma mensagem tão óbvia que passa desapercebida. Ação-inspira. Ação é pesquisa, é bunda da cadeira, é escrever, reescrever, revisar, editar, recomeçar do zero se for preciso. Ação é trabalho. Entenda porque você não precisa de inspiração para começar a criar.

Publicidade

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos