Aprenda a criar realidades com palavras

Experiências

10 experiências que inspiram histórias envolventes.

1. Romance

Só quem já se apaixonou sabe da revolução enlouquecida que essa experiência traz para a vida de alguém. É por isso que esse é um universo rico a ser explorado em histórias de ficção. O início de um namoro, um triângulo amoroso, ciúmes exagerados. Que valor cada personagem dá para esse relacionamento? Quanto o protagonista está disposto a abrir mão para estar com essa pessoa? Quem mais sofre as consequências do início ou fim desse romance?

2. Ganho Material

Herança, loteria, promoção no trabalho, roubo de banco e golpe do baú são alguns exemplos de como seu personagem pode subitamente mudar de status material. Mas não são as mudanças superficiais que essa nova condição traz que contém uma boas ideias. A história está nas transformações pelas quais o personagem vai passar a partir dessa experiência. O que esse personagem passa a fazer com seu tempo livre? Como ele gasta o seu dinheiro? Como suas relações foram afetadas por esse ganho material?

3. Amizade

Amigos são membros da família que a gente escolhe. Os relacionamentos de amizade tem o poder de mudar a vida de um personagem de forma significativa. Essas mudanças podem ser tanto positivas quanto negativas. Há amigos que abusam da confiança depositada neles e nos decepcionam, e há aqueles que enriquecem nossas vidas ao nos tirar da nossa zona de conforto. Outro aspecto que se pode explorar em histórias de amizade são as motivações individuais. Por que o personagem X investe tanto na amizade com o personagem Y? O que há por traz dessa relação? Com essa amizade mudou a vida dos personagens?

4. Família

Os relacionamentos familiares marcam e moldam nossa personalidade de forma profunda. Sejam positivas ou negativas, as experiências com a família são guardadas dentro da mente, não necessariamente como eventos com data e lugar, mas sempre como um registro de sensações boas ou ruins. As dinâmicas familiares são universos complexos em constante mutação. As experiências individuais de cada fase da vida vão modificando as experiências no grupo familiar. Nascimentos, mortes, casamentos, divórcios, reencontros, separações, celebrações, brigas. Como esses eventos alteram a dinâmica da família e cada um dos seus membros?

5. Ganho de Conhecimento

Educação universitária, aprendizado de uma nova língua, cultura e/ou habilidade. O ganho de conhecimento traz novas perspectivas e tem o poder de mudar a vida de um personagem e sua atitude perante certas situações. Um formando de direito que agora pode defender seu pai acusado de um crime que não cometeu. Um australiano que aprende português porque quer pedir a mão da brasileira em casamento para seus pais. Um garoto que aprende kung fu e começa a se defender dos ataques dos colegas na escola. O que muda na vida desses personagens após o ganho de conhecimento? Que outras experiências se abriram para eles?

6. Mudança de Status

Status é um reconhecimento coletivo de poder e influência sobre outras pessoas com base em posição social, hierarquia empresarial, conhecimento, fama, premiação, condição material ou mesmo estrutura física. Dificilmente aqueles que ascendem de status olham para trás e refletem sobre sua mudança de posição. Parece fazer mais sentido esquecer sua condição passada, e usufruir ao máximo o novo status adquirido. A perda de status, entretanto, parece ser mais eficaz em fazer um personagem reconsiderar seu passado, suas atitudes e sua identidade. Como ele tratava seus subordinados? Que imagem as pessoas tinham dele? Sem esse status, quem é esse personagem?

7. Mudanças Físicas

Engordar, emagrecer, entrar em forma, perder a forma, adquirir uma doença, perder um membro, órgão ou função do corpo, reaprender a andar, falar, tornar-se mais bonito, mais feio, mais ou menos atraente. Todas essas situações trazem mudança de autoestima e têm o potencial de lançar um personagem em uma jornada profunda de autoconhecimento, que o ajudará associar suas mudanças físicas às psicológicas. Que alterações na vida diária do personagem as mudanças físicas trouxeram? Como suas relações foram afetadas quando sua auto-imagem se modificou?

8. Mudanças Psicológicas

Depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, anorexia, bulimia, síndrome do pânico, stress, fobia social, insônia, hipocondria. A lista é enorme. Todas essas doenças psicológicas implicam em mudanças na estrutura mental, e modificam de forma significativa a vida de alguém e todos ao seu redor. Quais as origens internas e externas de tal doença? Como o personagem administra essa situação? Quais as possíveis formas de cura?

9. Mudança de Ambiente

Mudar de casa, bairro, cidade, estado, país, planeta, escola, trabalho, sempre implicam em readaptação. Que novos relacionamentos o personagem deve desenvolver nesse novo ambiente? Como muda o seu dia-a-dia? Que novas atividades são introduzidas na sua vida?

10. Experiências Traumáticas

Aborto, acidente grave, violência urbana ou doméstica, guerra, desastres naturais, agressão, humilhação pública, abuso físico verbal e/ou sexual, prisão, perdas inesperadas, diagnóstico de doença grave, procedimento médico invasor. Todas são experiências que trazem sentimentos de ameaça à vida, à integridade física ou moral, rompendo o sentimento de proteção e previsibilidade. Quem era esse personagem antes dessa experiência traumática? Como suas ações do presente estão associadas a esse trauma? Qual a sua relação com o seu agressor?

 

Cada um desses tipos de experiência tem o potencial de virar de cabeça para baixo a vida do protagonista, despertando a curiosidade do leitor em saber como a história vai se desenvolver.

Para que o enredo da sua narrativa seja coerente e seus personagens acreditáveis, você precisa caracterizar os participantes da sua história. Seu objetivo é entender suas principais motivações, objetivos, desejos, aspirações, frustrações e preocupações.

Leia mais sobre como caracterizar seus personagens de uma história de ficção.

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos