Aprenda a criar realidades com palavras

Classificação

A força dramática de um enredo está na busca de realização de um desejo de um personagem e na oposição das forças de antagonismo que dificultam ou impedem que ele alcance tal objetivo.

Portanto, ao caracterizar o protagonista da sua história, você deve considerar a rede de relações e oposições que ele forma com os outros personagens.

Considerando a sua importância na narrativa, podemos classificar os personagens como:

Protagonista

É o personagem mais bem desenvolvido na história. A experiência do protagonista é o foco da narrativa e a base para o desenvolvimento do enredo. É a partir da perspectiva desse personagem que julgamos tudo o que acontece na história.

Co-protagonista

É o personagem que tem relação próxima com o protagonista e o ajuda na busca de seu objetivo ou tem o mesmo objetivo que ele. Co-protagonistas ajudam a complexificar e enriquecer a história, permitindo que diferentes aspectos do tema central sejam explorados.

Antagonista

É o personagem (que pode também ser um objeto, animal, monstro, espírito, instituição, grupo social, limitação de ordem física, psicológica, social ou cultural) que traz ou representa uma ameaça, obstáculo, dificuldade ou impedimento ao que o protagonista deseja alcançar. O objetivo do antagonista é o oposto do protagonista.

Oponente

É o personagem que tem uma relação próxima com o antagonista e compartilha, em algum nível, o mesmo desejo que ele.

Falso protagonista

É um personagem que é apresentado de forma a induzir o leitor a acreditar que ele é o foco principal da trama para, na sequência, revelar quem é o verdadeiro protagonista como uma dose de surpresa.

Coadjuvante

Personagem secundário que auxilia no desenvolvimento da história.

Figurante

Personagem com papel ilustrativo, que não tem relação com o enredo ou nenhum dos personagens. São usados apenas para compor um cenário.

 

Em relação à existência dos personagens, podemos classificá-los como:

Real ou histórico

Personagens que realmente existiram e que o autor tenta reproduzir com certo grau de fidelidade.

Fictício ou ficcional

Personagens criados com base em pessoas reais, estereótipos ou arquétipos, que vivem histórias que poderiam acontecer com pessoas comuns.

Real-ficcional

Personagens que são reais, mas com personalidades fictícias, à quem o autor atribui identidades diferentes que lhe são mais convenientes para desenvolver o enredo.

Ficcional-ficcional

Personagens totalmente ficcionais, que tem características físicas e/ou psicológicas só possíveis no contexto imaginativo da ficção, comum nos gêneros de fantasia, terror e ficção científica.

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada