Aprenda a criar realidades com palavras

Primeiro desafio Scribe de contos

Por Diego Schutt em 07/01/2015 Tópicos: dicas
4
38

Inveja é a percepção de que outra pessoa tem algo que a gente deseja. Sucesso, beleza, bens materiais, experiência. A essência dessa emoção está na ideia de desigualdade. Quem sente inveja se sente inferior, prejudicado, desvalorizado, em desvantagem.

Mas assim como qualquer outra emoção, inveja pode ser negativa ou positiva, pode servir de motivação para destruir ou construir.

No primeiro caso, ela pega carona em raiva e ressentimento e motiva comportamentos agressivos que buscam destruir a percepção de desigualdade. Essa é a inveja destrutiva, que ataca criticamente ou literalmente a pessoa invejada, na tentativa de eliminar a fonte dessa sensação de inferioridade.

No segundo caso, ela serve de combustível para realizar o desejo de ter algo que outra pessoa tem, canalizando a energia para criar circunstâncias que permitam diminuir a percepção de desigualdade. Essa é a inveja construtiva, que reconhece as qualidades da pessoa invejada e as usa como inspiração para alcançar um objetivo.

Inveja é uma das emoções humanas mais instáveis e explosivas.

Por esse motivo, ela foi o tema escolhido para o Primeiro Desafio Scribe de Contos, um concurso literário que vai premiar os escritores que abordarem o tema “Inveja Velada” com mais originalidade.

Quer participar? Leia o regulamento abaixo.

Objetivo do desafio

Revelar e/ou divulgar novos talentos literários, incentivar a escrita, através da provocação  do imaginário e o livre desenvolvimento do tema proposto.

Inscrição

Poderão participar todos os interessados, bastando fazer o cadastro no Scribe para ter sua inscrição válida no desafio.

Critérios para validação do conto no desafio

  • Abordagem do tema proposto (Inveja Velada)
  • O conto deve ser publicado no Scribe
  • Sugerimos que o conto tenha entre 400 e 2.000 palavras
  • Uso da tag “Desafio Scribe”
  • No final de todos os textos, é obrigatória a inclusão dos links para os sites:
    • Ficção em Tópicos (http://ficcaoemtopicos.com/)
    • TocaLivros (http://tocalivros.com/)
    • Guia da Autopublicação (http://guiadaautopublicacao.com.br/)

Cronograma

O desafio será dividido em duas fases:

1° fase – Avaliação por critério popular

O público usará o Scribe como plataforma de escrita para postar seus contos. Os textos que obtiverem o maior número de visualizações, recomendações e leitura passarão para a próxima fase.

Esta fase iniciará dia 15/Dez/2014 e será encerrada no dia 2/Março/2015 quando iremos anunciar os contos que passaram para a próxima fase.

2° fase – Avaliação pelo Júri

Na segunda fase, os contos com as melhores avaliações segundo o público, passarão por avaliação do Juri composto por nossos parceiros e assim serão definidos os vencedores.

Premiação

Os 2 primeiros colocados do desafio receberão os seguintes prêmios:

1° Colocado

Skype de uma hora com Diego Schutt, o criador e editor do Ficção em Tópicos + Kit Steve Scriber (Caneca + Camiseta da marca Scribe)

2° Colocado

1 cupom vale audiolivro de TocaLivros + Kit Steve Scriber (Caneca + Camiseta da marca Scribe)
Além dos 2 primeiros colocados, os melhores contos selecionados pelo júri irão fazer parte de uma coletânea que será lançada em e-book e audiolivro por nossos parceiros.

Todos os escritores publicados em nossa coletânea receberão uma cópia do livro nas versões lançadas (e-book e audiolivro).

Direitos autorais

Os Autores selecionados para integrar a coletânea a ser lançada em e-book e audiolivro receberão uma carta de cessão de direitos autorais.

O desafio tem como objetivo dar visibilidade aos novos autores e sua escrita. Acreditamos que a publicação nos formatos de e-book e audiolivro promoverão os textos para um número maior de leitores. Todos os créditos serão dados aos autores dos contos.

Dúvidas?

Entre em contato com o Steve no e-mail scribe@wescribe.co

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

4 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Ítalo 08/01/2015

    Na página do scribe, diz a uma sugestão de 400 a 2000 palavras, Diego pode escrever mais que isso?

  2. Clarissa 13/01/2015

    Onde estão as informações sobre o Desafio?

  3. Author
    Diego Schutt 14/01/2015

    Oi Clarissa. Todas as informações sobre o concurso estão neste link: http://wescribe.co/t/1-desafio-scribe-de-contos?pk_campaign=fb-scribe

    Não aparece para você abaixo da imagem no cabeçalho?

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos