Aprenda a criar realidades com palavras

O que faz um editor?

Por Shawn Coyne em 29/12/2014 Tópicos: escrever, storytelling, técnicas
2
58

Quando uma pessoa me encontra pela primeira vez e descobre que ganho a vida como editor literário, a primeira pergunta que inevitavelmente ela me faz é:

“Qual é exatamente o seu trabalho?”

A resposta curta é essa. Quando um manuscrito que me deixa intrigado chega, eu o leio. Não faço notas. Apenas leio. Se termino o livro inteiro – vinte e quatro em vinte e cinco vezes eu abandono o texto porque percebo tratar-se do trabalho de um amador – começo a pensar seriamente sobre seu potencial de publicação. O livro funciona? Vai vender?

Agora estou em modo-editorial. Começo a analisar e desconstruir a narrativa do manuscrito. Minhas décadas de experiência estão me dizendo, mais ou menos, onde a história está funcionando e onde não está.

Até aqui, meu processo é idêntico ao de qualquer outro editor profissional. Mas agora, neste estágio, eu faço algo que ninguém mais faz. 

Eu considero o manuscrito através da Matriz Narrativa (The Story Grid).

Faço isso com a profundidade e a frequência necessárias para identificar problemas e apontar sugestões para solucioná-los, de forma a aperfeiçoar a narrativa, lhe dar uma forma e considerá-la a partir dos princípios fundamentais de uma história bem construída.

Durante mais de vinte e cinco anos de carreira como editor de grandes selos editoriais e como editor independente (além de escritor e agente literário), usei esse método para transformar centenas de manuscritos crus em trabalhos profissionais de ficção e não-ficção. Os livros que editei e publiquei venderam mais de cento de cinquenta milhões de dólares apenas nos Estados Unidos. Mas o mais importante é que esses livros mudaram pessoas. Eles mudaram a vida dos seus leitores e revolucionaram as vidas dos escritores que os escreveram.

A Matriz Narrativa é uma ferramenta, uma técnica. Ela não vai criar uma história que não existe, mas ela pode ajudar a criar uma história a partir de uma ideia pouco desenvolvida, mal desenvolvida ou nada desenvolvida. E ela pode transformar uma ideia em um primeiro rascunho.

O que a Matriz Narrativa oferece é uma forma para você, o escritor, avaliar se sua história está no nível de um trabalho publicável.

Se está, a Matriz Narrativa pode deixá-la ainda melhor. Se não está, a Matriz Narrativa vai mostrar para você onde e porque ela não funciona, e como consertar esses problemas.

Meus próximos textos vão mostrar como você pode se tornar seu próprio editor.

 

Shawn Coyne autorizou a publicação da tradução de Diego Schutt do texto original em inglês. É proibida a reprodução desse artigo sem autorização por escrito.

 

Sobre o Autor

Shawn CoyneLer todos os textos de Shawn Coyne
Shawn Coyne é editor e co-fundador da editora Black Irish Books. Em seu livro "The Story Grid" ele apresenta técnicas desenvolvidas nos seus 25 anos de carreira para ajudar escritores a se tornarem seus próprios editores. O escritor autorizou a publicação da tradução de Diego Schutt do texto original em inglês. É proibida a reprodução desse artigo sem autorização por escrito.

2 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Ricardo Silveira 03/03/2015

    Obrigado pelo comentário, o que faz um editor.
    Pretendo editar o meu primeiro livro e foi muito útil as dicas, fiquei feliz e desejo grande sucesso nos seus trabalhos.

  2. Taynah 09/12/2015

    oi que curso de graduação preciso ser pra vir a me tornar um editor?

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos