Aprenda a criar realidades com palavras

O Big Bang dos universos de ficção

Por Diego Schutt em 12/08/2014 Tópicos: escrever, escrita criativa, inspiração
0
310

Tudo começa com um Big Bang.

Num instante, não existe nada. No instante seguinte, uma inspiração, uma ideia, uma possibilidade de história. Mas de onde vem esse Big Bang? Como algo que não estava aqui, e de repente está, ganha forma onde aparentemente não havia nada?

Para começar, você precisa entender que Big Bang não é explosão, é expansão. É um fluxo de diferentes informações se movimentando e crescendo em todas as direções dentro de você. Essas informações vão, aos poucos, se acumulando em ideias de personagens, conflitos, acontecimentos, cenários, diálogos e temas.

Nesse primeiro momento, essas ideias são constelações separadas, independentes, desconectadas. Elas ainda não tem nome. Ainda não fazem sentido. Mas rapidamente esse universo de ficção começa a crescer e ocupar espaço em todos os cantos de você. O fluxo de informações aumenta. As constelações se expandem umas por cima das outras. Começa o empurra empurra e a bateção. O clima esquenta. Colisões por todos os lados. Faíscas. Faíscas. Fogo.

E BUUUM.

Parece uma explosão. Parece que veio de repente. Que do nada fez-se a luz. Mas a verdade é que esse universo já existia e já vinha se expandindo desde sempre. O Big Bang não é o momento da criação. É o momento em que o universo usa toda sua energia acumulada para mostrar que já estava lá, e que agora, está pronto para crescer.

Escrever uma história é escolher um cantinho de universo para explorar.

Se quiser saber mais sobre o Big Bang que serviu de muso inspirador para esse texto, assista ao vídeo abaixo. Áudio original em inglês.

Aprenda a escrever de um jeito mais intuitivo, espontâneo e criativo com o criador e editor do Ficção em Tópicos. Conheça o Jardineiro de Ideias, um curso de escrita criativa TOTALMENTE ONLINE que você pode fazer de qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Saiba mais clicando aqui

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt

Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos