Aprenda a criar realidades com palavras

Scribe quer tornar a leitura e publicação de textos mais social

Por Diego Schutt em 18/08/2014 Tópicos: dicas, escrever
1
76

“O conselho mais sólido para um escritor é este, eu acho: tente aprender a respirar fundo, realmente saborear a comida quando você estiver comendo, e realmente dormir quando você estiver dormindo. Tente o máximo possível estar vivo com toda a sua força, e quando você rir, ria que nem louco. E quando você ficar irritado, fique bem irritado. Tente estar vivo. Você vai morrer em muito breve.” William Saroyan

A frase acima está estampada na página principal do Scribe, uma plataforma online para escritores que pretende tornar a experiência de publicação, divulgação e leitura de textos mais interativa.

O site é uma excelente alternativa para quem não quer ou não tem conhecimento técnico para criar e administrar um blog. É o ambiente ideal para quem quer construir uma audiência, conhecer seus seguidores, receber feedbacks e melhorar suas habilidades de escrita.

Scribe é uma palavra em inglês e significa “Escriba” ou “Escrivão”. Na antiguidade, eram as pessoas que dominavam a escrita e usavam essa habilidade a mando de seu regente. Então o Escriba era quem fazia o “trabalho pesado”, enquanto o regente era livre para usar a sua criatividade.

Kelvin Gunji Araki, um dos criadores da plataforma, explica.

“A nossa proposta é exatamente essa. Nós, o Scribe, queremos fazer para o autor/escritor o ‘trabalho pesado’, deixando ele livre para escrever e usar a sua criatividade. A nossa ideia é fornecer as melhores ferramentas para interatividade com sua audiência, estatisticas para que você mensure o impacto de seus textos, um editor de textos simples e bonito, deixando que o escritor foque em apenas uma coisa: escrever!”.

Para leitores, a ideia é que o Scribe seja um espaço que reuna textos de qualidade e ajude na descoberta de novos talentos, organizando os textos e facilitando a busca por categorias pré-determinadas, tags, idiomas, textos melhor avaliados ou recém adicionados.

Além disso, a ideia é oferecer ferramentas para as pessoas interagirem com seus autores favoritos de inúmeras formas. É possível seguir escritores, trocar mensagens, deixar comentários e avaliar seus textos.

Experimente o Scribe clicando aqui. 

Abaixo, o Kelvin explica o que você tem a ganhar usando o Scribe.

Que benefício só o Scribe oferece para escritores e leitores?

Atualmente o Scribe está em sua versão beta, ou seja, há muito que queremos oferecer mas ainda não está disponível. O nosso principal diferencial está no fato de reunir em um mesmo ambiente diversos perfis de escritores, tipos de textos e temas, um editor simples e bonito, além é claro de ferramentas estatísticas que permitem ao escritor mensurar e entender como seu público reage ao seus textos.

Num futuro não muito distante, o Scribe também dará a possibilidade de o autor monetizar seus textos através de um sistema de micropagamentos, permitindo que ele ganhe dinheiro com suas habilidades.

Queremos empoderar o escritor e permitir que ele escolha como deseja interagir com seu público. Também queremos que o usuário seja recompensado pelo valor que ele cria à rede, ou seja, se um leitor compartilha um texto que é pago e esse compartilhamento gerar compras, ele ganhará comissão.

O Scribe tem seu foco inicial em textos curtos, além de uma preocupação maior com estética, interface mais limpa e maior interatividade entre os seus usuários.

Temos um grande foco em ser uma rede social para escritores e leitores, ou seja, cada vez mais teremos novas ferramentas que permitem interação e trocas entre usuários. Funções como comunidades, mensagens direta, seguir, comentários estão em nosso pipeline de desenvolvimento.

Experimente o Scribe clicando aqui.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Um escritor tem algo a dizer sobre este texto

  1. Eduardo 03/10/2014

    Parece muito o Medium, da simplicidade, passando pelo sistema de comentários e as recomendações.

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada