Escreva para expressar, não para impressionar.

Sobre o poder inquestionável das palavras

Por Diego Schutt em 01/05/2014 Tópicos: Escrever Ficção, Inspiração
0
32

Uma pequena história sobre dois irmãos, sapatos perdidos, lições que a vida nos ensina na marra e o poder inquestionável das palavras.

“O que a gente diz realmente faz a diferença. Aprendi isso com uma mulher que sobreviveu [ao campo de concentração de] Auschwitz. Ela foi enviada para Auschwitz quando tinha 15 anos. Seu irmão tinha 8 anos e seus pais haviam desaparecido.

Ela me disse: ‘Estávamos no trem indo para Auschwitz, olhei para baixo e vi que meu irmão estava sem sapatos. E eu disse: ‘Por que você é tão estúpido? Não consegue manter suas coisas em ordem? Pelo amor de Deus!’ Do jeito que uma irmã mais velha fala com o irmão mais novo.

Infelizmente, essa foi a última coisa que ela falou para ele porque ela nunca mais o viu. Ele não sobreviveu. Então, quando saiu de Auschwitz, ela fez uma promessa. Ela disse: ‘Eu saí de Auschwitz para a vida.’

E a promessa foi: ‘Eu nunca mais vou dizer alguma coisa que não possa servir como minhas últimas palavras.’

Podemos fazer isso [na prática]? Não. Mas é uma boa meta para tentarmos alcançar.”

Benjamin Zander

QUER ESCREVER COM MAIS CONFIANÇA?

Aprenda a explorar diferentes formas de desenvolver uma ideia, identificar padrões improdutivos nos seus hábitos de escrita e contornar obstáculos que fazem você abandonar textos pela metade. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos