Aprenda a criar realidades com palavras

Como encontrar uma direção para sua história?

Por Diego Schutt em 12/01/2014 Tópicos: dicas, escrever, escrita criativa, técnicas
3
74

Desesperado porque não sabe como continuar sua história? Irritado com seus personagens porque eles não fazem nada de interessante? Cansado de passar horas tentando encontrar uma direção para o enredo? 

Experimente uma das técnicas abaixo.

1. Questione Tudo

Muitas vezes, um elemento da narrativa que você nunca considerou mudar é, justamente, o que está impedindo o enredo de deslanchar. Se você não sabe que direção quer dar para sua história, comece a testar ideias que ainda não considerou. Quem sabe o protagonista poderia ser um dos personagens secundários? Quem sabe o conflito central precisa ser mais intenso ou dramático? Quem sabe a história seria mais envolvente se fosse narrada a partir de um outro ponto de vista?

2. Seja Curioso

Investigue a fundo o universo de ficção que você criou. Como exercício de pesquisa e imersão, considere a psicologia dos personagens, os detalhes dos cenários, o contexto social dos acontecimentos do enredo e a ideologia por traz da ideia chave que você quer expressar com seu texto. Quanto mais à vontade e confiante você se sentir dentro do universo de ficção que criou, mais fácil será encontrar uma direção para sua história.

3. Recomece do Zero

Não tenha medo de descartar partes da sua história. Experimente reescrever completamente um diálogo, uma cena, um capítulo ou até mesmo a história inteira se você não está satisfeito com o que tem até agora. Muitas vezes é preciso escrever um livro inteiro só para se entender que história estamos tentando contar. Bem-vindo. Esse é o trabalho de um escritor.

4. Resgate seu Instinto

Tente se lembrar de quando você teve a ideia que deu origem à história que você está escrevendo. De onde veio a inspiração? O que lhe parecia especial sobre essa ideia? Que pensamentos e emoções você gostaria de compartilhar com os leitores do seu texto? Que verdades sobre o mundo ou as pessoas, ou apenas simples observações sobre a vida, você queria expressar em sua narrativa? O que motivou você a começar? Resgatar esse instinto inicial pode lhe ajudar a encontrar uma direção para sua história.

5. Relaxe

Filme uma das suas sessões de escrita e observe suas expressões faciais. Tenso? Angustiado? Frustrado? Relaxe e tente se lembrar do prazer que motivou você a começar a escrever. Pare de pensar nos elogios que você espera ouvir dos seus leitores. Esqueça o seu sonho de publicar um livro. Ignore a voz da Resistência. Permita que sua paixão por criar seja sua principal motivação para seguir em frente, independente dos resultados que você deseja alcançar.

 

Quer minha ajuda para encontrar uma direção para sua história? Clique aqui

 

E você? O que faz quando está perdido e quer encontrar uma direção para sua história?

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

3 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Clayson 13/01/2014

    Diego, sempre suas dicas ajudam a vermos melhor nosso trabalho.

  2. Sérgio Quintiliano 04/04/2014

    Diego, você deve ser uma pessoas fantástica! Os seus conselhos são sempre motivadores e a forma como você se expressa faz com que qualquer aspirante a escritor, se reveja nos medos e nas observações que você faz. Eu revejo-me muito nos desafios. Obg

  3. Audrey 08/02/2015

    De certa forma, eu faço tudo isso inconscientemente….

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos