Aprenda a criar realidades com palavras

Os 10 textos mais lidos de 2013.

Por Diego Schutt em 31/12/2013 Tópicos: dicas, escrever
6
36

2013 está quase no fim. Foi bom para você? Para o Ficção em Tópicos, foi um ano bonito demais.

Das muitas histórias que li, uma das que mais me emocionou foi a de uma moça que me mandou a seguinte mensagem (que reproduzo com sua autorização):

“Por anos, eu estava perdida num labirinto povoado de personagens desconhecidos. Desesperados, eles me pediam por direção, me faziam perguntas sobre suas vidas que eu não sabia responder. Desapontados com minha ignorância, eles desapareciam sem se despedir. No ficção em tópicos, encontrei um mapa desse labirinto. Ainda não tenho todas as respostas, mas me conforta saber que existe sim uma saída.”

Essas poucas linhas são motivação para eu continuar investindo no Ficção em Tópicos por uma vida inteira.

Obrigado a você que deixou comentários, +1, curtiu e compartilhou os artigos do site. Para você que me alertou dos erros de grafia e gramática de alguns textos. Para você que me mandou mensagens só para dizer que conseguiu terminar sua história depois de ler um artigo do site. Para você que contratou uma das consultorias individuais e compartilhou comigo suas inseguranças e aspirações para suas histórias. E mesmo para você que sempre aparece por aqui quietinho, sem fazer muito barulho, mas sempre dedicando sua atenção para escutar o que eu tenho a dizer.

Feliz ano novo!

Abaixo, os textos mais lidos do site em 2013.

1. 50 dicas para escrever mais e melhor.

2. Por que ninguém quer ler nada que você escreve (e como reverter essa situação).

3. 7 motivos que fazem leitores desistirem de ler suas histórias.

4. 7 coisas todo escritor iniciante precisa saber.

5. As 15 melhores dicas da Pixar para criar histórias memoráveis.

6. Um minicurso de Neil Gaiman para quem quer ser escritor.

7. Os dois ingredientes indispensáveis de histórias envolventes.

8. Os 5 pecados mortais em narrativas de ficção.

9. 10 manias que impedem você de se tornar um ótimo escritor.

10. Como escrever histórias para os 4 cérebros do leitor.

 

Quer todas as dicas do Ficção em Tópicos focadas na sua história? Clique aqui

 

Qual foi o seu texto preferido? Ele está nessa lista? Deixe um comentário.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

6 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Pedro Lourenço 31/12/2013

    Sou o tipo de leitor que aparece aqui quietinho, entrando de mansinho, sem fazer muito barulho. Mas hoje decidi falar… mais do que falar, agradecer. O Ficção em Tópicos me ajudou muito em 2013, seja com as dicas, os textos motivacionais ou a consultoria que ganhei “100% de grátis”.
    Então, Diego, muito obrigado. Desejo um 2014 com muitas conquistas e noites passadas em claro, escrevendo, pra você, e que o FET continue sendo este site “arretado”.

    Abração.

  2. Fernando 31/12/2013

    Eu conheci o site faz pouco tempo (umas duas semanas, no máximo) através de uma amiga. Não li ainda todos os textos que poderia ter lido por aqui, mas posso dizer que os que eu li já me ajudaram bastante, em especial o “8 desculpas ótimas para não escrever hoje”. É incrível como essas desculpas soam tão furadas quando postas assim abertamente. hahahaha Depois de que eu percebi que eu tava sendo tão preguiçoso, tomei vergonha na cara e passei a investir mais tempo e esforço nas minhas histórias e, inclusive, já passei da metade em uma delas(isso pra mim é muita coisa xD).

    Enfim, obrigado, Diego! Força aí pra continuar com esse ótimo trabalho!
    Feliz ano novo e abração.

  3. Calebe Sagaz 02/01/2014

    Sou obrigado a agradecer o Ficção em Tópicos. Cada uma das dicas que me deu, desde 2012, só me motivaram a continuar meu projeto.

    Eu era daqueles que mais liam os textos daqui para ganhar experiência do que realmente escreviam, mas em 2013 finalmente tomei coragem para dar início a minha história. Agora escrevo com afinco.

    Uma hora cai a ficha que apenas se aprende a escrever escrevendo, e que os livros ajudam como um complemento, mas, de modo geral, apenas escrever vai fazê-lo escritor.

    Obrigado Ficção em Tópicos. Mesmo que já tenha criado meu estilo, o enredo e os personagens, de vez em quando passo aqui. É algo tão simples e motivador que recomendo para todos meus amigos que escrevem, e também para aqueles que não escrevem tanto.

    Enfim, não tenho palavras para explicar. É como uma postagem do Ficção em Tópicos no Facebook dizia: ”Um escritor é alguém para quem escrever é muito mais difícil do que é para outras pessoas.”

  4. Eduardo Fidalgo 03/01/2014

    Eu conheci o site faz pouco tempo e só tenho a agradecer. Eu estava perdido em como começar e dar rumo a minha história, tinha várias ideias, só que eu não conseguia colocar na tela, mas agora eu tenho uma luz. Indiquei o site para um amigo que também tem ideias em mente.Feliz 2014 e obrigado.

  5. W!ll 26/01/2014

    Quero PARAR de ler o conteúdo maravilhoso deste blog e escrever…como faço ?! ( risos ), simplesmente estou maravilhado com a quantidade prática e valiosa das dicas e informações preciosas que encontrei neste espaço. Parabéns, muito obrigado por comparthar e abraços !!!! 🙂

  6. Karina 21/02/2014

    Conheci o site duas semanas atrás por indicação de um amigo, e agora estou simplesmente viciada em ler os artigos.
    Devo ter lido pelo menos uns 20 tópicos e não consigo parar, pois cada um acrescenta algo novo.

    Eu já escrevi um livro, e estou escrevendo outros dois, mas com o conteúdo deste site posso não apenas escrever melhor os próximos livros, como também estou considerando dar uma boa revisada no primeiro.

    O site está de parabéns e eu só tenho a agradecer pelo excelente conteúdo disponibilizado.

    Sucesso!!!

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada