Aprenda a criar realidades com palavras

O maior erro dos aspirantes a roteirista de televisão e cinema.

Por Diego Schutt em 10/10/2013 Tópicos: dicas
4
7

Abaixo você encontra uma tradução livre de mais um trecho da entrevista que o Robert Mckee deu para o site Big Think. Ele fala sobre o maior erro dos aspirantes a roteirista de televisão e cinema.

O maior erro que [os aspirantes a roteirista de televisão e cinema] cometem é se adaptar ao que está na moda. Eles olham para os [filmes e séries de sucesso] […] e eles se preocupam mais em vender do que em criar.

A atitude de muitos aspirantes a roteirista é que tem tanta merda [sendo produzida], então certamente minha merda é melhor que a merda dos outros.

Eles querem ser produzidos, querem sucesso, querem fazer parte da indústria do cinema. Então eles imitam o que assistem assumindo que como histórias péssimas como “Trasnformers” são produzidas, eles apenas precisam encontrar outro brinquedo na Toys R Us e criar um filme ao redor dele.

 

Assista ao trecho completo da entrevista abaixo.

 

Aprenda a plantar ideias e colher histórias.

O Jardineiro de Ideias é um curso/oficina ONLINE que ensina a escrever ficção de um jeito mais intuitivo, espontâneo e criativo. CLIQUE AQUI para saber mais.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

4 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Victor 15/10/2013

    Diego,

    Você pode fazer uma matéria mostrando as vantagens e os procedimentos de montar um storyboard? Li que são ferramentas muito úteis para escritores, roteiristas e profissionais de animação!

    Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    Abraço

  2. Sou roteirista há doze anos e procuro ser original nas minhas obras. Acredito que a indústria do audio visual segue atualmente padrões globais de produção. Além disso é muito difícil pra um roteirista novo ter alguma chance pois são grupos fechados

  3. EdersonRibeiro 18/02/2014

    Deixo aqui a minha gratidão de também poder fazer uma critica sobre isso, sabendo que minha opinião é uma gota no oceano… Fico triste de certos diretores e produtores a respeito de gerar novos talentos, eles estão preocupados em gerar filmes básicos,com pobres falas e historias banais que não serve como aprendizado de modo algum.

  4. ítalo 23/06/2014

    Essa matou Michael Bay

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos