Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 100: Estabeleça a linha de ação da história.

Por Diego Schutt em 28/04/2013 Tópicos: dicas, técnicas
0
15

Enredo é a sucessão de ações e reações do protagonista, em suas diversas tentativas de resolver o conflito ao longo da narrativa. A linha de ação é a espinha dorsal do enredo, que estabelece os eventos mais importantes da história.

No filme Toy Story, por exemplo, o desejo do protagonista Woddy é voltar a ser o boneco preferido de Andy. Portanto, a linha de ação é construída com base nas decisões e atitudes do personagem para alcançar esse desejo, assim como nas consequências resultado de suas ações.

Para desenvolver o enredo da sua história, imagine situações que forcem o protagonista a tomar decisões, e pense nas consequências concretas de cada comportamento do personagem. Veja como isso funciona em Toy Story: Um boneco cowboy chamado Woddy – que acredita ter status inabalável de brinquedo preferido – passa a se sentir rejeitado pelos outros brinquedos e por seu dono Andy, quando este ganha de aniversário o boneco astronauta Buzz Lightyear.

Um dia, Woddy DECIDE se livrar de Buzz empurrando ele para atrás da escrivaninha, MAS Buzz acidentalmente cai da janela, fazendo os outros brinquedos questionarem a índole de Woddy. Ele, então, DECIDE ir a procura de Buzz, MAS quando ele o encontra, os dois se perdem e são capturados por Sid, um garoto que desmonta e explode brinquedos por diversão. E assim por diante.

Para definir a linha de ação da sua história, estabeleça uma sequência lógica de acontecimentos, onde cada ação/decisão do protagonista resulte em uma consequência inesperada, exigindo outra ação/decisão que resulte em outra consequência inesperada, exigindo outra ação/decisão que resulte em outra consequência inesperada. Siga esta cadeia de eventos, aumentando progressivamente a tensão até o clímax da história, quando o protagonista será obrigado a tomar uma decisão definitiva sobre a situação.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada