Aprenda a criar realidades com palavras

Software gratuito ajuda a eliminar distrações para escrever.

Por Diego Schutt em 02/12/2012 Tópicos: dicas, escrever
29
24

Frustração é um dos sentimentos mais presentes na vida de todo escritor iniciante.

Em especial, quando o que segue acontece.

Você finalmente consegue arrumar alguns minutos para sentar e escrever, depois de batalhar para vencer todas as suas resistências.

Após alguns minutos de entusiasmo e concentração absoluta, algo na tela do seu computador o faz lembrar de visitar aquele site bacana que seu amigo indicou, ou conferir seus emails para ver se você recebeu um texto novo do seu site favorito, ou ainda checar o Facebook para ver se alguém já curtiu o seu último post. E quando você finalmente se dá conta de que não passou do primeiro parágrafo, conclui que é melhor deixar para escrever outro dia.

Se você nunca passou por uma situação parecida com essa, me mande um email. Quero conhecer o seu segredo.

Para todos os outros que, como eu, constantemente se deixam seduzir pelos prazeres hedonistas da Internet, segue uma sugestão que vai ajudar você a eliminar distrações durante suas sessões de escrita.

O OmmWriter é um processador de texto gratuito, desenvolvido para ajudar escritores a se concentrarem nos seus textos.

O software oferece a escolha entre 3 cores de fundo, 7 músicas que inspiram paz e tranquilidade, e 7 efeitos sonoros para quando o teclado está em uso.

As principais vantagens do programa são:

  1. Quando o software está em uso, ele ocupa toda a tela do computador, eliminando possíveis distrações visuais.
  2. As músicas parecem induzir você a entrar em um estado de transe, em especial se você usar fones de ouvido.
  3. Os efeitos sonoros do teclado dão a sensação de que cada letra reage, cada vez que é pressionada, em reconhecimento ao seu esforço de se manter focado, ao invés de escapar para atividades muito mais prazerosas que estão a um clique de distância.

Os recursos do software são bastante simples, mas bastante eficazes na eliminação de distrações na tela e nos ouvidos, o que favorece maior fluidez na escrita.

A versão simples do OmmWriter é gratuita. Confira abaixo o vídeo que apresenta o software e, se gostar, faça o download aqui (PC e Mac).

Um software alternativo para Windows se chama CreaWriter, que também é gratuito. Assista abaixo o vídeo demonstrativo e faça o download do software aqui.

Para quem usa Linux, o Rodrigo Santos, leitor do Ficção em Tópicos, recomenda o Focus Writer, que pode ser baixado aqui.

Você já usou esses ou outros softwares parecidos? Eles ajudaram a melhorar  sua concentração?

Ommwriter from herraizsoto&co on Vimeo.

CreaWriter from CreaWriter on Vimeo.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

29 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Suuh 04/12/2012

    Caramba gostei mesmo do programa! Meu rendimento mal era de meia folha por dia contando que eu passava quatro horas no pc e não conseguia me concentrar e em duas horas nesse programa escrevi quatro folhas legais! Fiquei encantada com a música, os efeitos do teclado a tela em branco e em alguns minutos estava cheia de palavras… Bom de mais. Parabéns pelo post me ajudou muito!

  2. Diego Schutt 04/12/2012

    Oi Mary

    Legal saber que o programa ajudou você. Não sei explicar exatamente porque, mas as músicas e os efeitos do teclado realmente eliminam outras distrações.

    Obrigado pelo comentário e pela leitura.

    sds
    Diego

  3. Sheronna 05/12/2012

    Estou baixando e louca pra expermentarrrrr

  4. Diego Schutt 06/12/2012

    Oi Sheron

    Volta e diz o que você achou.

  5. Sou Rascunho 06/12/2012

    Muito bom. Acabei baixando o CreaWriter, deu um pequeno bug no som, mas logo coloquei minha lista d musicas p tocar e ‘resolveu’.
    Meu maior problema sempre foi a distração dessa maldita internet.rsrs

    Foram 1095 palavras no primeiro teste e um inicio de conto muito bom por enqnt.
    Vlw Diego!

  6. Diego Schutt 06/12/2012

    Bacana! Bem produtivo o seu teste!

    Espero que o programa siga inspirando sessões como esta.

    sds
    Diego

  7. Rodrigo Afonso dos Santos 07/12/2012

    Realmente esse tipo de programa ajuda e muito!

    No meu caso, como uso um sistema operacional GNU/Linux, o Ubuntu, uso um programa alternativo, chamado Focus Writer, mas os recursos são basicamente os mesmos, só não possui as músicas ambientes de fundo, mas prefiro assim porque ouço as músicas que eu mesmo seleciono para o que eu vou escrever no dia.

    Você pode formatar o texto como desejar, pode trocar a imagem de background, pode deixar a caixa de texto com ou sem transparência, ativar sons do teclado, similares a uma máquina de escrever… É fantástico! Vale adicionar aqui que na Central de Programas do Ubuntu há mais duas ou três opções de programas do gênero, mas esse é o mais customizável entre eles e atende melhor as minhas necessidades.

    Nele basta por uma paisagem de fundo relacionada ao que pretendo escrever, uma música que combine com o momento que estou narrando, e pronto, folhas começam a ser preenchidas.

  8. Diego Schutt 07/12/2012

    Oi Rodrigo

    Obrigado pela dica do Focus Writer para quem usa GNU/Linux. Vou acrescentar ao texto.

  9. Gilmar 25/12/2012

    Ótima dica. Vou experimentar. Quem sabe conseguirei fazer com que meus projetos ‘levantem voo’! – Valeu, obrigado!

  10. Diego Schutt 25/12/2012

    Espero que ajude Gilmar. Boa sorte com suas histórias.

  11. Meison Almeida 28/12/2012

    Fala ai Diego, tudo bem? Espero que todos tenham passado um bom natal e que o ano novo seja ótimo. Falando em auxílio de software para escrever, existe um programa que é par ajudar a se organizar nos personagens, cenas, capitulos, etc, é o yWriter, inclusive foi feito pensando bastante em escrever para TV, mas acredito que serve muito para ficção. Você já usou esse sistema?

    Abs,
    Meison

  12. Diego Schutt 28/12/2012

    Oi Meison

    Já ouvi falar do yWriter, mas nunca usei. Você usa esse programa? Ele ajuda você a organizar suas histórias?

    abs
    Diego

  13. Meison Almeida 28/12/2012

    Estou usando para escrever pela primeira vez, estou achando bem interessante, pois você mantem um cadastro separado dos itens (personagens, cenários, etc), inclusive controla capítulos e cenas. Mas como sou marinheiro de primeira viagem não sei se estou usando da melhor maneira.

    O bom é que ele exporta inclusive no modelo LaTeX, que já sai pronto para prensar.

  14. Diego Schutt 28/12/2012

    Legal Meison

    Vou baixar e experimentar. Valeu pela dica. 😉

  15. Luciane 07/01/2013

    Eu não estou conseguindo fazer o download do Ommwrite. Eu preencho o formulário e aí não acontece nada!

  16. Diego Schutt 09/01/2013

    Oi Luciane

    Quando você clica para fazer o download, abaixo do link aparece um formulário que você precisa preencher com seu nome e email, além de clicar para aceitar os termos de uso. Você fez isso e, mesmo assim, não conseguiu?

  17. Luciane 09/01/2013

    Exatamente, clico no DOWNLOAD OMMWRITER DANA FOR PC – FREE, mas, quando aparece os locais para colocar meu nome e e-mail, eu preencho e clico para receber notificações e concordando com os termos. Daí não acontece nada!

  18. Diego Schutt 09/01/2013

    Luciane, a página parece realmente estar com problemas técnicos. O botão SEND que você deve clicar após preencher os dados não está aparecendo. Já enviei uma mensagem para o site informando sobre o problema. Tente novamente em alguns dias. Acredito que eles deverão consertar isso em breve. Obrigado pela mensagem.

  19. Diego 16/01/2013

    Caramba! Assisti ao video e gostei bastante. Realmente as distrações atrapalham bastante na hora de escrever. Valeu Diego Schutt por disponibilizar algo tão bom.

  20. Diego Schutt 16/01/2013

    Legal Diego! Que muitas histórias nasçam desse software. 😉

  21. Luciane 08/02/2013

    Nossa gente, até hoje não consegui baixar o Ommwriter!!! Será que alguém que já tenha o programa não poderia postar para que eu pudesse fazer o download? Estou louca para experimentar! Já baixei esse outro mas não gostei.

  22. Dan Soares 10/03/2013

    Eu uso um programa chamado ZenWriter é muito bom também! Super recomendo 🙂

  23. Antônio Martins 15/03/2013

    Olá Diego, muito obrigado por ter indicado o OmmWriter, parece ser um excelente editor de texto, embora eu ainda não pude testar pois o download para windows ainda não esta disponível; mas eu tenho uma duvida com relação ao OmmWriter, é que como ele é um programa em inglês, como é que fica o quesito da correção gramatical para quem vai escrever em português?

  24. Diego Schutt 18/03/2013

    Oi Antônio. O OmmWriter não tem os mesmos recursos de correção de erros ortográficos que muitos editores de texto têm. Acredito que é exatamente isso o que permite a você se concentrar em colocar suas ideias na página, sem se preocupar com absolutamente mais nada. Quando você começar o processo de revisão e edição, simplesmente copie e cole o texto em um processador de texto que tenha corretor ortográfico. Obrigado pela mensagem.

  25. Mima Pumpkin 20/04/2013

    Estou usando o SCRIVENER. É fantástico, não só no quesito concentração, mas também para desenvolver a história e manter todo tipo de mídia e pesquisa num lugar só. É muito, muito bom!

  26. Luna 12/11/2013

    Tentei baixar e instalar o OmmWriter, no entanto, não consegui. Acabei usando o CreaWriter, que não deu problema e foi totalmente aprovado em todos os aspectos. Obrigada, Diego!

  27. Isabela Xavier 25/11/2014

    Interessante essa ideia. Só não consegui encontrar a versão simples e gratuita do OmmWriter. Cheguei a baixar o CreaWriter, que não oferece muita coisa se você não doar algum valor. Fico com receio de pagar e achar que não vale a pena. Vou experimentar a versão simples por algum tempo e decidir.

  28. Sergio de Moura 25/02/2015

    A música que me faz relaxar é o som despretensioso do jazz. Essas músicas do estilo new age ou easy listening (ou seja lá o nome que tenham) são chatas pra caramba e é mais provável que me façam dormir. Se os programas aí acima derem outra opção de música que não as que escutei no vídeo, de repente dou uma chance a eles. Não é arrogância de minha parte gente, é só questão de gosto.

  29. Toca de Lobo 01/10/2015

    Interessante notar que os produtores do OMMWRITE não oferecem nenhum período para experimentação nem focam o mundo como seu cliente. Apresentam o software apenas em seu idioma e não parecem ter qualquer preocupação com clientes que possuam cultura e idioma diferente do deles.
    Erro, aliás, cometido pelas mais diversas iniciativa de produção de software.
    O que é pior é que conheço o potencial do programador brasileiro e ninguém se debruçou sobre esse nicho de mercado nem mesmo para cooperar com a criação de corretores ortográficos e gramaticais em português do Brasil que possa se integrar aos softwares estrangeiros que acabamos nos viciando em importar sem nada exigir.
    Acredito que estejamos precisando de uma regulamentação que exija aos “vendedores” de software que para fornecer ao consumidor brasileiro tenham que providenciar para estes as mesmas ferramentas que disponibiliza para seus compatriotas ou seremos eternamente conhecidos ou como consumidores de segunda categoria ou como usuários piratas por preferirmos antes experimentar sem pagar.
    Vou continuar no meu YWriter, que alguns brasileiros contribuíram com a tradução e aguardar que aqueles que tenham competência para tanto nos ofereça as ferramentas que muitos países já possuem de correções do texto digitado.
    Causa distração escrever no Word – excelente programa da Microsoft, principalmente por conta de seus corretores que atendem 75% das necessidades do escritor brasileiros e transferir o texto corrigido para o YWrite.
    Já tentei, mas não sou do ramo, usar as ferramentas integradas do Office para fazer uma interface que atenda o escritor. Desisti!
    Hoje uso o DIA para diagramar enredo e personagens, Word para escrever as cenas e o YWriter para consolidar o texto me dando a visão do produto final e usar outras ferramentas que melhoram minha produtividade, mas como bem disse o Diego (obrigado por tentar ajudar aos esquecidos da WEB) é muita distração para quem já as tem em inúmero formatos.

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos