Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 97: Estabeleça a crença central que define o protagonista.

Por Diego Schutt em 09/12/2012 Tópicos: dicas, técnicas
6
9

Premissa é uma afirmação que serve de base para a construção de uma teoria. Uma história é, basicamente, uma teoria sobre um determinado tema, dramatizada nos acontecimentos do enredo. O escritor defende sua visão sobre um assunto através das ações e reações dos personagens ao longo do enredo. Portanto, toda narrativa é construída a partir de uma afirmação que serve de base para o desenvolvimento da história: a crença central que define o protagonista.

Estabeleça a crença que representa o valor moral, social ou ético que o personagem principal considera mais importante na sua vida. Desenvolva o conflito central da narrativa de forma a testar essa crença.

Por exemplo, se a crença central do protagonista é “minha carreira de cirurgião é o que tenho de mais importante na vida”, você pode desenvolver uma história que coloque o personagem em uma situação que o desafie a provar o quanto ele acredita nessa afirmação. O que aconteceria se ele perdesse o emprego? E se ele perdesse uma das suas mãos em um acidente? Ou se seus trinta últimos pacientes morressem nas sua mesa de cirurgia? Como ele reagiria? Que decisões tomaria? Quais mudanças seriam impostas na sua vida?

Se a crença central do protagonista, no entanto, é “minha família é o que tenho de mais importante na vida”, o que aconteceria se ele descobrisse que sua mulher tem um amante e seu filho é fruto desta traição? E se sua mulher tentasse envenená-lo com a ajuda do seu filho? Ou se os dois repentinamente morressem em uma acidente de carro?

Para caracterizar o protagonista e responder a essas perguntas, investigue a origem da sua crença central. Procure determinar o que levou o personagem a valorizar aquela opinião, valor moral ou comportamento. Investigue o que está por trás de suas decisões, e teste os limites das suas convicções ao longo do enredo.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

6 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Dira santos 09/02/2013

    Estou realmente aproveitando este site, todas as dicas. Vocês são realmente fantásticos.

  2. Diego Schutt 12/02/2013

    Oi Dira. Que ótimo saber que as dicas estão ajudando você. Elogios sempre me motivam a escrever mais. Obrigado pelo comentário e pela leitura.

  3. Leonardo Araujo 30/08/2013

    Realmente é o melhor site que encontrei até agora.
    Estou lendo todas as dicas, principalmente sobre as de personagens .

    Thankful

  4. Diego Schutt 05/09/2013

    Legal Leonardo. Obrigado pela mensagem. Sempre bom saber que os textos estão ajudando outros escritores.
    sds
    Diego

  5. Tatiana 25/09/2013

    Este site esta me ajudando muito, as dicas são maravilhosas. Parabéns e muito obrigado!

  6. Aline Souza 05/05/2014

    Você não sabe o quanto este site me faz bem! Muito obrigada pelo conhecimento compartilhado. Muito obrigada mesmo ^-^

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada