Aprenda a criar realidades com palavras

A importância de mistérios em histórias de ficção.

Por Diego Schutt em 01/08/2012 Tópicos: inspiração
1
10

Em mais uma ótima palestra do TED, o criador da série de tv LOST, J.J. Abrams, fala sobre a importância de mistérios em histórias de ficção.

O roteirista inicia sua apresentação chamando a atenção para uma caixa com truques de mágicas que ele comprou décadas atrás e, até hoje, ele nunca abriu. Abrams fala de como essa caixa representa infinitas possibilidades, enquanto defende a ideia de que mistério é o maior catalisador de imaginação.

Ele faz uma analogia entre histórias e a caixa fechada. O roteirista argumenta que ambas despertam perguntas na mente das pessoas, as fazem levantar hipóteses sobre o seu conteúdo com base no que é visível, e as instiga a acompanhar a revelação dos pequenos mistérios que dão pistas sobre sua importância.

Abrams reforça que ocultar certas informações que permitem um entendimento completo da história é uma forma eficaz de envolver a audiência.

Isso cria um espaço para a imaginação das pessoas construírem ainda mais mistério ao redor do enredo e dos personagens a partir das suas próprias experiências.

O ponto de interrogação estampado na caixa (e no início de toda história de ficção) é uma metáfora simples, mas significativa, que representa uma pergunta a ser respondida, um dilema a ser decidido, um segredo a ser decifrado, uma hipótese a ser provada.

Este vídeo reforça o importante papel das histórias de ficção em ajudar pessoas a investigar os mistérios da sua própria existência.

Assista ao vídeo abaixo (em inglês, com legendas em português).

E você, como usa mistérios para envolver as pessoas em suas histórias de ficção?

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Um escritor tem algo a dizer sobre este texto

  1. Erick 13/02/2013

    Parabéns pelo trabalho realizado aqui no blog. Descobri o portal recentemente e nos últimos dias tenho feito uma maratona de textos aqui, sempre aprendendo mais sobre a arte da escrita.

    Abraços e sucesso

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada