Aprenda a criar realidades com palavras

3 dicas simples para escrever com mais verdade

Por Diego Schutt em 01/06/2012 Tópicos: dicas, escrever, escrita criativa, inspiração
5
27

Se você é daquelas pessoas que investem todo o seu tempo livre na frente do computador, tentando escrever o próximo best-seller, esse texto é um lembrete para você.

O trabalho do escritor de ficção é transformar seus pensamentos e experiências em textos que mostrem para o leitor a forma única como ele enxerga o mundo.

Caso você tenha o hábito de tirar conclusões sobre a vida e as pessoas baseado apenas em livros, filmes, séries de tv e nas experiências dos outros, está na hora de desligar o computador e colocar em prática estas três dicas simples para escrever com mais verdade.

1. Parta das suas experiências de vida

Se você levasse um pé na bunda do amor da sua vida, você daria mais credibilidade para os conselhos de alguém que já passou por isso, ou de alguém que apenas tem uma opinião sobre o assunto? Não importa o quão interessante você pensa que suas ideias são, o quão competente você acredita ser ao interpretar pessoas e analisar comportamentos. Não existe nada mais fácil do que ter uma opinião sobre alguma coisa que você nunca viveu.

Ao invés de escrever superficialidades sobre as experiências de outras pessoas, olhe para dentro de si mesmo e escreva sobre suas próprias experiências, com a autoridade de quem sabe do que está falando. Não estou me referindo necessariamente à vivências externas, mas também às internas. Talvez você não tenha perdido o amor da sua vida, mas entende profundamente a experiência de rejeição e abandono.

2. Busque por experiências novas

Se você vive o que todo mundo vive, tem as mesmas experiências que todo mundo tem, lê os livros que todo mundo lê, grandes chances de que você vai pensar como todo mundo pensa. Pare de tentar ser como todo mundo e de seguir o caminho trilhado pela maioria. Seu potencial criativo está diretamente relacionado à riqueza e variedade das suas experiências.

Experimente participar de atividades fora da sua zona de conforto, ainda que elas não combinem com a imagem que você tem de si mesmo. Não precisa ser nada maluco ou perigoso. Simplesmente arrisque fazer coisas que nunca fez, conversar com pessoas que normalmente não conversaria, ir a lugares que não costuma frequentar. Viva novas experiências e aprenda a olhar para o mundo de uma forma mais rica e complexa.

3. Saia de dentro da sua cabeça

Pare de se vangloriar por ser extremamente sensível, com habilidades únicas para descrever as nuanças da experiência humana e analisar o comportamento do resto dos mortais, essas pobres almas tão vazias de sentido. De dentro da sua cabeça, seu ego parece ser a coisa mais importante que existe. Mas acredite, ele não é.

Ao invés de procurar por motivos para se sentir melhor que os outros, comece a prestar atenção às pessoas ao seu redor com curiosidade e abertura, observando mais e julgando menos. Arrogância é uma forma de olhar para o mundo procurando pelo que diferencia você dos outros. Quando lemos histórias, entretanto, estamos buscando justamente o contrário. Procuramos por escritores que, através de um olhar sensível e honesto, nos mostrem o que temos em comum.

 

Aprenda a explorar diferentes formas de desenvolver uma mesma ideia, identificar padrões improdutivos nos seus hábitos de escrita e contornar obstáculos que fazem você abandonar textos pela metade. Clique aqui para saber mais.

 

E você? Tem outras dicas para escrever com mais verdade?

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

5 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Escriba Encapuzado 01/06/2012

    Diego,

    Resumindo em uma só palavra: viva!
    Dicas valiosas e simples, mas das quais muitas vezes nos esquecemos.

    Obrigado pelo lembrete.
    Escriba Encapuzado

  2. karol 28/11/2012

    amei o site me ajudou muito

  3. Diego Schutt 28/11/2012

    Legal Karol.

    Entre e fique a vontade. 😉

  4. Nathália Andradas 25/09/2013

    Estou adorando o site… Tirando inúmeras duvidas minhas.

  5. yasnaya 16/04/2014

    Realmente são dicas simples, mas eu esqueço, ou melhor nem havia pensado nisso!!!

    Muito bom.

    xerão

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada