Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 83: Separe enredo, história, drama, narrativa e prosa.

Por Diego Schutt em 21/02/2012 Tópicos: Começar a Escrever, Dicas, Escrever Ficção
0
77

Enredo

Enredo é a sequência de acontecimentos concretos de uma narrativa de ficção. Um enredo representa uma linha de ação, ou seja, uma sequência cronológica de eventos. O enredo gira em torno dos comportamentos do protagonista.

História

História é como o protagonista se sente em relação ao que acontece no enredo. Uma história representa a forma particular como um personagem interpreta uma mudança (positiva ou negativa) que acontece em sua vida.

Drama

Drama é o uso de ações e reações concretas dos personagens para representar o conteúdo emocional da história. Dramatizar significa apresentar em forma de cena, permitindo ao leitor testemunhar um momento se desenrolando em “tempo real”.

Aprenda a pensar e escrever como um escritor profissional

 

Narrativa

Narrativa é o conjunto de informações que o escritor decide incluir em cada momento do texto e a forma como ele as ordena em uma sequência específica para criar uma determinada experiência de leitura.

Prosa

Prosa é o texto tal como aparece na página. São os detalhes, imagens, expressões e referências que dão textura e substância para a história e que representam o estilo particular como o escritor expressa suas ideias.

Pensar separadamente sobre tais definições ajuda a clarificar que história você deseja contar e por quê – a melhor referência para refinar a forma e o conteúdo do texto.

Esta é uma das 25 dicas do livro 2 da série Escreva Mais e Melhor. Descubra mais sobre o ebook clicando aqui.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Aprenda a superar seus bloqueios criativos e a profissionalizar seu processo de criação. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos