Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 84: Use o Flickr para criar descrições vívidas e originais.

Por Diego Schutt em 23/02/2012 Tópicos: dicas, técnicas
4
7

Se palavras são os olhos dos leitores em uma história, uma metáfora é o brilho que surge nos seus olhos quando o escritor expressa vividamente uma imagem ou sensação.

Ao invés de seguir o caminho preguiçoso dos adjetivos, use o Flickr ou o Google Images como suporte para criar descrições originais usando apenas substantivos e verbos. Inspire-se nas imagens que aparecerem nos resultados da busca para criar metáforas que ajudem o leitor a entender as sensações que você está descrevendo.

Por exemplo, para descrever a raiva que um personagem sentiu quando conheceu o novo marido da ex-mulher, digitei “raiva” no campo de buscas e me deparei com a foto de um lutador de boxe. Na minha descrição, escrevi “Eu senti a fúria que os boxeadores sentem antes de uma luta, uma raiva que não era pessoal, mas circunstancial.”

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

4 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Gean Riwster 22/03/2012

    Boa dica.
    Eu pensei em fazer estas coisas de procurar imagens a pouco tempo atrás,porque não estou satisfeito com minhas descrições ultimamente,daí pensei em fazer estas pesquisas.
    Pessoalmente,ao invés do “Google Images” ou “Flickr”,prefiro o DeviantArt,já que lá há tanto fotografias exprimindo algum sentimento,quanto imagens pintadas em quadros,que já expressam subjetivamente algum sentimento,assim,podemos dizer que a idéia da descrição sai forte,além de termos quase mastigado um sentimento em imagem.O site é este:

    http://shop.deviantart.com/

    prefiro o shop porque quando os quadros são pagos é porque realmente são ótimos.Então pesquise no shop da DeviantArt,caso contrário e sem nenhum problema,podem pesquisar também os quadros mais comentados,ou gratuitos…tem uma infinidade,só vai a dica dos quadros e imagens compradas,mas o site todo é ótimo.

    Obrigado mais uma vez pela dica e pelo blog 😉

  2. Diego 22/03/2012

    Oi Gean

    Obrigado pela dica do site DeviantArt. Realmente é um ótimo recurso que pode ser usado exatamente como a dica 84 propõe o uso do Flikr e do Google Images.

    sds
    Diego

  3. Vanessa Aguiare 27/02/2013

    Pessoal, até salvo em pastas as imagens que poderão me ajudar durante o processo da escrita.
    Também uso o Youtube.
    Por exemplo, no meu próximo livro, há uma cena que os personagens estão enfrentando uma tempestade violenta em alto mar. No youtube há centenas de videos de maremotos, tsunamis e tempestades em alto mar. Foi ótimo porque não fiquei atada à cena estática, mas observei de todos os ângulos! #ficaadica!
    Parabéns pelo site e pela página no face – já disse outras vezes- Adoro o conteúdo!!!!!
    Abraços

  4. Diego Schutt 06/03/2013

    Ótima a dica de usar o Youtube, Vanessa! Adorei!

    Que bom que você curte o conteúdo da página no Face.

    Obrigado pela leitura e boa sorte com seu novo livro.

    abs
    Diego

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada