Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 77: Deixe claro o que está em jogo na história.

Por Diego Schutt em 13/01/2012 Tópicos: dicas, técnicas
0
6

Grande parte da excitação de uma história vem da ansiedade causada pela possibilidade do personagem principal falhar em conseguir o que deseja. Enredos envolventes deixam o leitor angustiado com as possíveis consequências associadas a não resolução do conflito central da narrativa.

Estabeleça no início da história o que está em jogo na vida do protagonista. Mostre aos leitores cedo e claramente o que o personagem tem a perder. O amor da sua vida, seu emprego, seu status social, sua autoestima, sua sanidade, sua liberdade?

Se sua história parece morna e sem graça, avalie se você definiu claramente o que está em jogo na vida do protagonista, e se os riscos de fracasso parecem importantes o suficiente para o leitor.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada