Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 73: Use técnicas de escrita com moderação.

By Diego Schutt on 13/11/2011 in Dicas, Técnicas
1
3

Não é preciso encontrar uma justificativa técnica para sua expressão artística. Você destrói a beleza e quebra o encanto de uma ideia quando tenta analisá-la ao extremo. Escrever é uma arte. Se você racionalizar demais o seu processo de criação, vai acabar transformando suas histórias em meros exercícios de lógica.

Use técnicas de escrita somente quando se sentir bloqueado, ou quando sentir que sua história não está expressando aquilo que você deseja.

Técnicas servem para inspirar, ajudar na organização de ideias e canalizar a criatividade, não para deixar você preocupado se está escrevendo da maneira certa ou errada.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

A escrita passou a ser fonte de ansiedade e angústia para você? Reencontre o prazer de escrever.  CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

1 Comment

  1. Nelson Ferreira 28/01/2013

    De fato, a utilização exagerada de técnicas é um faca de dois gumes. Creio que o ideal seja encontrar o meio termo entre a criatividade e criticidade. A criatividade é motivadora, mas precisa das rédeas da razão algumas vezes para freá-la.

    Encontrar esse meio termo é que o problema…

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos