Escreva para expressar, não para impressionar.

Biciclotecas ajudam a promover a leitura de livros de ficção

By Diego Schutt on 08/10/2011 in Inspiração
0
0

O projeto Bicicloteca, criado pelo Instituto Mobilidade Verde para promover a inclusão social através da leitura, vai percorrer as ruas das cidades brasileiras doando livros para pessoas sem acesso à biblioteca, como moradores de rua e comunidades afastadas dos grandes centros.

Para ganhar uma obra, basta a pessoa se comprometer a passar o livro adiante quando terminar a leitura. Para reforçar esse compromisso, todos os livros são carimbados com um lembrete ao leitor para doá-los novamente.

O objetivo é não deixar nenhum livro ser esquecido em uma prateleira qualquer, criando assim um ciclo de leitura permanente para cada obra.

Lançado em julho de 2011, no Dia do Escritor, o projeto doou a primeira Bicicloteca para o MEPSRSP, Movimento Estadual de População em Situação de Rua de São Paulo. A entidade também oferece assessoria jurídica aos desabrigados e os encaminha para projetos sociais e empresas dispostas a lhes oferecer um emprego.

Até o final do ano, o Instituto Mobilidade Verde quer doar mais nove Biciclotecas em diferentes cidades brasileiras. Para isso, o instituto pretende contar com a ajuda de ONGs locais, que trabalham com projetos culturais nas comunidades.

As organizações interessadas em receber uma Bicicloteca e fazer a gestão e manutenção do projeto em uma comunidade devem entrar em contato com o IMV.

Você também pode participar do projeto doando livros – pessoalmente ou pelo correio – para a Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua da Consolação, nº 94, República – São Paulo/SP), que encaminhará as orbas para as Biciclotecas do projeto.

Para mais informações, envie um e-mail para contato [arroba] mobilidadeverde.com.br e visite www.biciclotecas.wordpress.com.

Baixe uma amostra grátis do 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

0 Comments

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos