Aprenda a criar realidades com palavras

Biciclotecas ajudam a promover a leitura de livros de ficção

Por Diego Schutt em 08/10/2011 Tópicos: inspiração
0
0

O projeto Bicicloteca, criado pelo Instituto Mobilidade Verde para promover a inclusão social através da leitura, vai percorrer as ruas das cidades brasileiras doando livros para pessoas sem acesso à biblioteca, como moradores de rua e comunidades afastadas dos grandes centros.

Para ganhar uma obra, basta a pessoa se comprometer a passar o livro adiante quando terminar a leitura. Para reforçar esse compromisso, todos os livros são carimbados com um lembrete ao leitor para doá-los novamente.

O objetivo é não deixar nenhum livro ser esquecido em uma prateleira qualquer, criando assim um ciclo de leitura permanente para cada obra.

Lançado em julho de 2011, no Dia do Escritor, o projeto doou a primeira Bicicloteca para o MEPSRSP, Movimento Estadual de População em Situação de Rua de São Paulo. A entidade também oferece assessoria jurídica aos desabrigados e os encaminha para projetos sociais e empresas dispostas a lhes oferecer um emprego.

Até o final do ano, o Instituto Mobilidade Verde quer doar mais nove Biciclotecas em diferentes cidades brasileiras. Para isso, o instituto pretende contar com a ajuda de ONGs locais, que trabalham com projetos culturais nas comunidades.

As organizações interessadas em receber uma Bicicloteca e fazer a gestão e manutenção do projeto em uma comunidade devem entrar em contato com o IMV.

Você também pode participar do projeto doando livros – pessoalmente ou pelo correio – para a Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua da Consolação, nº 94, República – São Paulo/SP), que encaminhará as orbas para as Biciclotecas do projeto.

Para mais informações, envie um e-mail para contato [arroba] mobilidadeverde.com.br e visite www.biciclotecas.wordpress.com.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada