Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 66: Caracterize todos os personagens principais.

Por Diego Schutt em 02/09/2011 Tópicos: dicas, escrever, escrita criativa, storytelling, técnicas
1
12

O processo de caracterização consiste em imaginar os detalhes peculiares dos personagens da sua história para que eles ganhem vida na página. Para cada personagem principal, responda as seguintes perguntas:

Quem é esse personagem?
Considere aspectos físicos (cor dos olhos, cabelo, pele, estatura, peso, porte), psicológicos (traumas, medos, segredos, atitude, personalidade, experiências) e culturais (roupas, hábitos, costumes, crenças).

O que ele deseja alcançar durante a história?
Qual é o seu objetivo? Ele quer resolver um crime? Matar um monstro? Salvar o filho? Encontrar a cura para uma doença? Ganhar a guerra? Conquistar uma mulher? Evitar que o planeta terra seja destruído? Viajar o mundo? Virar um cantor? Sobreviver a adolescência? Entender seu sofrimento?

Qual é sua principal motivação?
Quais são as emoções que movem o personagem? Qual é a origem do seu objetivo? Que verdade sobre o personagem tal objetivo revela? O que ele quer alcançar internamente? Que sensações? Que sentimentos? Quais são suas maiores aspirações? Que impressão ele quer causar nos outros? Que sentido ele dá para a vida?

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Um escritor tem algo a dizer sobre este texto

  1. Vanessa 26/06/2017

    Um coisa interessante que percebi quando cheguei no último tópico deste texto foi que faltava a motivação para uma das minhas personagens, inclusive, a que eu menos gostava. De certa forma, inconscientemente, eu sabia que lhe faltava algo, mas não tinha certeza do quê. Lendo e tentando identificar cada personagem nestes tópicos, todos tinham alguma coisa dos mesmos, menos ela. É curioso como algumas regrinhas (ou dicas, se preferir) fazem todo o sentido e podem mudar sua visão de “história ruim” ou “vou mudar tudo porque uma coisa não se encaixa no restante da história”. Obrigada por me dar esta clareza!

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos