Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 67: Dê um dilema para o protagonista.

Por Diego Schutt em 15/09/2011 Tópicos: Dicas, Técnicas
2
40

Um dilema é uma situação onde um personagem precisa fazer uma escolha definitiva entre duas opções igualmente boas ou duas opções igualmente ruins. Não se trata simplesmente de uma situação difícil ou complicada. Seja qual for a decisão do personagem, ela trará consequêcias irreversíveis e perdas inevitáveis, o que dá um grande peso emocional para tal escolha.

Se um ônibus está prestes a explodir e um personagem só tem tempo de salvar uma criança, ela salva seu sobrinho ou sua sobrinha? O que é positivo em ambas as opções é a possiblidade de salvar a vida de alguém. O que é negativo em ambas as opções é a perda de um familiar.

Tudo o que você precisa saber para começar a escrever melhor

Se uma personagem que é radicalmente contra aborto fica grávida ao ser estuprada, ela tem a criança ou não? O que é positivo na escolha de abortar é não ter que lidar para o resto da vida com a lembrança viva de uma experiência traumática. O que é negativo na escolha de abortar é agir contra suas crenças morais.

Nada cria mais drama, suspense e excitação em uma história do que um protagonista enfrentando um dilema moralmente ambíguo que precisa ser resolvido o mais rápido possível e que expõem suas falhas humanas com as quais todos nós podemos nos identificar. Esse tipo de situação inevitavelmente coloca o personagem em uma posição onde sua escolha revela e testa seus valores morais, enquanto envolve o leitor ao provocar um debate na sua mente sobre qual é a melhor escolha diante das circunstâncias e o que ele faria se estivesse naquela posição.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Tudo o que você precisa saber para começar a escrever melhor

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

2 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Bianca 14/01/2014

    Suas idéias e seus textos chamam minha atenção, me impressiona o fato de você usar palavras tão inteligentes e textos de fáceis entedimentos, sou grata pois suas idéias aprofudaram as minhas.

  2. LehOliveira 15/12/2014

    Gostei dessa dica. Mas eu fico preocupada em escolher a opção em que a maioria dos leitores não irão escolher. E isso pode os deixar chateados.

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos